Tamanho do texto

Google, Microsoft e Samsung foram algumas das empresas que aproveitaram a data para ajudar os usuários a se protegerem enquanto usam a internet

Brasil Econômico

Principal dica de segurança na internet é usar senhas eficazes, que não usam informações pessoais ou combinações simples
iStock
Principal dica de segurança na internet é usar senhas eficazes, que não usam informações pessoais ou combinações simples

Tradição há alguns anos entre as empresas de tecnologia, o Dia da Internet Segura , celebrado neste 6 de fevereiro, é utilizado pelo setor para compartilhar uma série de dicas para usuários de todo o mundo se protegerem enquanto navegam na web. O Google , por exemplo, lançou um guia dividido em quatro categorias com algumas instruções para evitar invasões de sistemas e a proteção de dispositivos.

Leia também: Wi-Fi e Bluetooth consomem mais bateria? Veja mitos e verdades sobre celulares

Entre as dicas de segurança na internet mais importantes, está a criação de senhas eficazes, ou seja, que não usam informações pessoais óbvias, como data de nascimento, ou combinações simples. O Google também recomenda o uso de senhas diferentes em diversas contas, além da habilitação de recursos de verificação em duas etapas . Outra indicação é manter seus dispositivos sempre atualizados.

Leia também: Esqueci minha senha do Facebook, e agora? Veja como recuperar sua conta

A empresa sugere, ainda, que os usuários não instalem aplicativos que representem algum tipo de dano a celulares e fiquem atentos para não entrar em sites falsos ou clicar em links de origem duvidosa.

A Microsoft , por sua vez, divulgou dados de uma pesquisa sobre segurança realizada em 23 países e indicou que fenômenos como o cyberbullying e os discursos de ódio se espalharam pelo mundo. A companhia também fez um alerta para o risco de fraudes online e os chamados "comportamentos invasivos", como os ataques à dignidade das pessoas e os crimes de ódio e sexuais.

No Brasil, os maiores riscos de segurança na web apontados pela empresa são os relacionados a contatos não solicitados, solicitações de cunho sexual, fraudes e itens falsos.

Leia também: Confira três dicas para proteger seu Wi-Fi e evitar ataques ao seu computador

A Samsung também divulgou uma campanha para conscientizar os usuários sobre segurança na internet ao utilizar smartphones e computadores. Em suas dicas, a gigante sul-coreana se preocupou em destacar a importância de atualizar sistemas operacionais e de manter ferramentas de antivírus sempre em dia. A empresa alertou os usuários a não compartilharem informações íntimas que, eventualmente, possam ser usadas para chantagens no futuro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.