Desde o ano passado, alguns modelos de iPhone com a  versão iOS 11.3 ou posterior conseguem acessar o recurso chamado "saúde da bateria". Nele, é possível conferir qual é a atual capacidade máxima de energia e se o aparelho já teve o desempenho limitado para evitar que ele desligue de modo automático. Mas o que compromete essa "saúde"?

bateria de celular
shutterstock
bateria de celular

Ao iG Tecnologia , Maurício Vilar, técnico master da rede Suporte Smart, explica que a saúde da bateria é, basicamente, a vida útil dela. "Quanto mais utilizamos e carregamos, ela se desgasta. Isso diminui a capacidade de armazenamento de energia, logo faz com que nosso aparelho fique longe de uma tomada por menos tempo", afirma.

Apesar de variar de aparelho para aparelho, existem duas práticas que são as maiores "vilãs" quando o assunto é ter uma bateria saudável; são elas: 

1. Carregar o celular durante a noite

Se você chega em casa, coloca seu smartphone para carregar e só o tira quando acorda pela manhã do dia seguinte, é melhor rever esse hábito. Segundo o profissional, essa prática é uma das piores quando o assunto é cuidar da vida útil dessa bateria. 

Isso porque quando você coloca o celular na tomada e vai dormir, ele continua funcionando e sempre vai perder um pouco dessa carga. Automaticamente, o  carregador tenta compensar a energia perdida até chegar em 100% e o aparelho continua sendo carregado a noite toda, o que faz com que ele esquente e reduz a capacidade da bateria com o tempo. 

2. Usar acessórios falsos

O uso de acessórios de baixa qualidade também tem faz com que você precise substituir sua bateria mais rápido. "Acessórios ruins tendem a enviar uma carga descontrolada de energia para a bateria, causando um 'stress' muito alto e danos a curto prazo", explica Maurício. 

Os acessórios falsos não possuem as tecnologias embarcadas como a dos originais ou aqueles que são homologados pelas fábricas, o que diminui a autonomia da bateria. 

Então, as dicas para manter uma bateria saudável são bem simples: carregue seu aparelho com os acessórios originais e, de preferência, quando a porcentagem estiver próxima aos 20%. Além disso, não esqueça de tirá-lo da tomara quando atingir 100%! "Essas prática podem aumentar em até 30% a vida útil da bateria", afirma. 

Leia também: 10 táticas simples que podem te ajudar a economizar a bateria do seu celular

Como monitorar a saúde da bateria do meu celular?

Você pode saber se a saúde da bateria do seu celular está em 100% observando quão rápido ela acaba ou através de apps
Reprodução
Você pode saber se a saúde da bateria do seu celular está em 100% observando quão rápido ela acaba ou através de apps





O técnico diz que a melhor forma de monitorar se a saúde da sua bateria está desgastada é no dia a dia. "Caso note que sua bateria tem durando cada vez menos e que você precisa carregá-la cada vez mais, já é um sinal que ela deve ser substituída", diz.

No caso do iPhone é possível ver a capacidade da bateria nas configurações, já se você tem um celular Android, existem aplicativos, como o AccuBattery, que fazem essa medição através do software do aparelho. Em ambos os casos, quanto mais perto do 100%, menor é o desgaste. 

Se a porcentagem estiver muito baixa, seu celular estiver desligando sozinho ou você precise ficar o dia inteiro com o carregador na tomada, procure uma assistência técnica . A dica é fazer uma pesquisar por empresas que te ofereçam garantia e ler depoimento de outros clientes. 

Maurício também explica que é possível fazer a troca para que a  saúde da bateria volte ao 100% sem afetar a vida útil do aparelho. "No geral, aparelhos com cerca de um ano ou um ano e meio de uso tendem a dar mais problemas, uma vez que é durante esse período que a bateria perde sua capacidade e há a necessidade de trocá-la", finaliza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!