Você já passou pela situação em que só consegue acessar a internet em determinados pontos da sua casa? Se a resposta é sim e isso for algo bastante comum na sua rotina, talvez seja hora de pensar em usar um repetidor de sinal ou outros meios para expandir sua conexão  WiFi

problemas com wifi
shutterstock
problemas com wifi




Ninguém merece ter que passar por perrengues com WiFi dentro de casa e, por isso, existe um dispositivo que consegue expandir o alcance dessa rede: o repetidor de sinal . Basicamente, esse aparelho recebe a conexão fraca que está sendo enviada pelo roteador e faz com que ela seja redistribuida para outros ambientes. 

"A comunicação de dados sem fio é realizada através de ondas eletromagnéticas, que perdem força. Isso acontece não só pela amplitude, mas também por obstáculos físicos que esse sinal encontra pelo caminho", explica Renato Grau, fundador e CEO da Innovision, ao iG Tecnologia .

O alcance do roteador de uma rede doméstica varia de acordo com o modelo, mas pode chegar entre 15 e 46 metros em ambientes internos e até 92 metros em ambientes externos. "Dependendo do aparelho, e considerando uso doméstico e corporativo, os repetidores podem chegar até 10 mil metros quadrados cada um", diz.

Segundo o profissional, é possível identificar como é a cobertura de sinal da sua casa com apps, como o NetSpot. Assim, se você achar que precisa de um acesso maior, pode escolher o melhor repetidor de acordo com quão longe você quer que esse acesso chegue. 

No Brasil, os modelos D-Link e TP-Link são os mais conhecidos atualmente. Já para conectar, é só selecionar a opção "repeater", configurar o seu WiFi no repetidor com os dados de acesso que geralmente vem colados na parte de baixo do aparelho, e conectar o seu computador, celular ou qualquer outro eletrônico nessa rede.

Leia também: Sem sinal Wi-Fi? Confira quatro motivos que podem ter feito sua conexão cair

Além do repetidor de sinal: 6 maneiras de melhorar a conexão WiFi da sua casa

repetidor de sinal
shutterstock
repetidor de sinal

Apesar de ser prático, Ricardo afirma que o repetidor é uma das últimas soluções para uma conexão melhor. Antes, você pode experimentar mexer em algumas configurações no seu próprio roteador: 

1.  Melhore a posição física do roteador, buscando evitar interferências físicas ao redor dele;

2. Atualize o firmware do roteador e dos seus adaptadores de rede;

3. Faça ajustes no gerenciamento de energia do seu dispositivo;

3. Mude canais de acesso (intervalos entre as frequências) no roteador, visto que vizinhos podem estar utilizando os mesmos e provocando interferência. Há aplicativos que podem auxiliar a verificar esses intervalos, como o inSSIDER;

4. Verifique se outras pessoas não estão usando o seu roteador, algo que pode acontecer principalmente se você não tiver mudado a senha de fábrica;

5. Utilize roteadores com tecnologias de transmissão mais recentes, como 5 GHz, que tem uma sinal maior do que 2.4 GHz.

Mas se nada disso der certo, você pode apostar no repetidor de sinal

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!