Com a popularização dos smartphones e redes sociais ninguém pode ficar desconectado por muito tempo. Isso aliado com o clima de pressa característico das cidades acaba gerando um ambiente perigoso onde as pessoas precisam passar boa parte do tempo com seus celulares na mão, correndo o perigo de sofrerem acidentes pela falta de atenção ou até mesmo de serem roubadas. Foi pensando nesse problema que a empresa chinesa Origami Labs criou uma nova tecnologia batizada de Orii, um dispositivo em formato de anel que te serve como uma espécie de controle remoto para o seu celular.
Veja mais: Facebook recebe multa milionária após desrespeitar privacidade dos usuários
Ainda em protótipo, a importância de uma nova tecnologia
como o Orii não pode ser medida. Caso, quando lançado, as vendas adquiram um volume alto isso pode incentivar outras empresas a produzir produtos semelhantes e transformar essa ideia de acessibilidade em um comportamento comum no mercado.
Para se inteirar do que pode ser o futuro do modo como utilizamos nossos celulares é preciso conhecer o projeto antes.
Como funciona
O Orii transforma os sons vindos do seu smartphone em vibrações que, ao encostar o dedo no ouvido, viajam pelo osso até o canal auditivo. O processo, chamado de "Bone Conduction", já é conhecido e muito usado em certos tipos de fones de ouvido. O diferencial do Orii é que, além de reproduzir áudio, ele também captura. Ou seja, você pode atender uma ligação e conversar normalmente precisando apenas estar usando o "anel".
Essa não é a única funcionalidade do aparelho. O Orii possui diversas funções, desde realizar chamadas pela sua lista de contatos, efetuar traduções e dar dicas de locais próximos. Para isso o dispositivo usa os assistentes de voz Google Now e Siri, tudo que você precisa fazer é dar os comandos por voz.
Você também não precisa tirar o "anel" na hora de lavar as mãos ou entrar em piscinas, outra vantagem do Orii é que o aparelho é completamente a prova d'água.
O protótipo do dispositivo já pode ser comprado em plataformas de financiamento coletivo como o Kickstarter e Indiegogo . O preço é de US$ 129 (cerca de R$ 405). Confira o vídeo.