Olhar Digital

Os roteadores wi-fi estão entre as tecnologias que mais facilitaram o acesso das pessoas à internet. Por serem simples e práticos, eles estão em todos os lugares, mas é preciso ter cuidado com eles para não ter seus aparelhos invadidos por hackers ou infectados com vírus.

Uma simples mudança na configuração já torna os roteadores de wi-fi mais seguros
shutterstock
Uma simples mudança na configuração já torna os roteadores de wi-fi mais seguros

Leia também: Os perigos do Wi-Fi aberto: saiba como navegar de maneira segura

Uma das funções mais usadas por quem tem intenções maliciosas com os roteadores wifi é o wps. Essa função permite que qualquer dispositivo se conecte à rede. É só apertar um botão de mesmo nome no roteador, sem a necessidade de senha. Essa função é muito boa para usar dentro de casa, quando você quer compartilhar o wi-fi com um amigo e prefere não falar a sua senha.

E, claro, não é tão simples assim alguém entrar na sua casa para conseguir apertar esse botão, mas em locais públicos, como restaurantes e cafés, isso já não é tão difícil. Por isso, aprender a desabilitar a função wps pode ser uma boa ideia.

Leia também: Roteador em um ponto alto melhora o sinal Wi-Fi? Veja como melhorar sua conexão

Você viu?

Mesmo que você tenha deixado essa função ativada na configuração do seu roteador, ela pode ser revertida para garantir mais segurança à rede wi-fi . É só seguir esse passo a passo, confere aí!

Para começar, você vai precisar saber o endereço IP do seu roteador. Se você não anotou isso quando instalou a rede wifi, não tem problema, é só usar um computador que esteja conectado à rede. Em um computador com sistema windows, aperte as teclas “win” e “r” ao mesmo tempo. O atalho abrirá a função “executar”. Nela, digite o comando “cmd” e aperte “enter”.

Uma janela com fundo preto vai abrir. Este é o prompt de comando. Nele você consegue controlar o computador com ordens de comando digitadas pelo teclado. E para ver qual o endereço de IP do roteador, é só digitar “ipconfig” e apertar “enter”. Anote o número que vier na frente de “IP do gateway padrão”.

Agora que você tem o número do IP do roteador anotado, abra um navegador de sua preferência e digite esse número na barra de endereço, como se fosse um site. Caso seja solicitado um login e senha, normalmente o padrão é “admin” para os dois campos. Se não funcionar, consulte o manual do roteador ou veja se há alguma etiqueta no aparelho indicando essas informações.

Leia também: Sem Wi-Fi? Confira quatro motivos que podem ter feito sua conexão cair

Feito o acesso, na página principal do roteador, clique em “wireless 2.4 GHz ou wireless 5 GHz”. Caso seu roteador seja dualband, é recomendado que você entre nas duas opções. Aí, é só entrar na função “WPS”. Depois, clique em “desabilitar” e marque a opção “desabilitar dispositivo pin”. Caso apareça alguma mensagem pedindo para confirmar ou salvar a alteração, confirme a ação. Finalmente, reinicie o seu roteador.

Pronto! Agora o seu roteador já está com o recurso wps desabilitado e, com isso, um pouco mais seguro contra a conexão de estranhos e invasores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!