Tamanho do texto

A Apple vai notificar os usuários quando detectar que o iPhone 11 está usando uma tela não original

Olhar Digital

iPhone 11 arrow-options
Divulgação/Apple
A Apple vai avisar quando detectar telas falsas nos novos iPhones.


A Apple  atualizou seus termos de suporte informando que o iPhone 11 , 11 Pro e 11 Pro Max vão apresentar aos clientes um aviso caso seja detectado que os dispositivos não estão com uma tela original após um reparo.

"Se você precisar substituir a tela do iPhone , é importante que técnicos certificados, e que usam peças originais da Apple, realizem o reparo", diz a página. "As substituições não executadas pela Apple , feitas por serviços autorizados ou técnicos certificados, podem não seguir os procedimentos adequados de segurança e podem resultar em problemas com a qualidade e a segurança da tela."

Leia também: Vale a pena instalar o iOS 13 nos iPhones mais antigos?

A empresa também não parece ter medo de incomodar seus clientes. A notificação será exibida na tela de bloqueio do iPhone informando sobre a tela não-original por quatro dias após sua detecção. Em seguida, a mensagem será exibida na tela inicial do menu de configurações por 15 dias. Por fim, o texto vai para a aba "Sobre", em que informações da versão do sistema e identificação dos aparelhos são mostradas.

iphone arrow-options
Olhar Digital
A Apple irá notificar usuários que usarem telas não originais nos iPhones.


A Apple ainda lista diversos problemas que podem surgir caso uma tela não-original seja utilizada para um reparo. Dentre os problemas apontados, a empresa destaca "toques fantasma" na tela, exibição de cores incorretas e a opção de brilho adaptativo não funcionar de forma correta.

Leia também: Não são só as três câmeras: inteligência artificial dá a Apple as melhores fotos

Segundo a Apple, esta nova medida se aplica apenas aos novos iPhone , e não aos modelos anteriores. Mesmo que a tela não possa ser verificada como original, a empresa não vai impedir seu funcionamento.

Essa pode ser uma maneira da Apple alertar seus consumidores de que eles podem ter sido alvos de uma assistência técnica mal-intencionada, que realizou o reparo usando peças falsas. Essa mudança também pode ser útil se um usuário comprar um iPhone 11 usado no futuro.

Há um segundo elemento adicionado a essa notificação que parece um pouco alarmante. A Apple  deu a entender que o iPhone pode relatar à empresa que uma tela falsa está sendo utilizada e vincular essas informações ao histórico de serviço do dispositivo. Isso pode causar problemas caso seja necessário consertar outra peça defeituosa do iPhone.

Leia também: Sem dinheiro para o iPhone 11? Apple faz queima de estoque de modelos antigos

Nesse caso, uma notificação adicional é exibida e diz: "A Apple atualizou as informações do seu dispositivo para este iPhone ". Isso significa que a empresa realizou a atualização no aparelho para atender às necessidades de serviço, análise de segurança e melhorar futuros produtos.