Tamanho do texto

App para iPhone usa inteligência artificial para analisar a aparência dos olhos em fotos de crianças e identificar sintomas de câncer de olho

Olhar Digital

olho arrow-options
Unsplash
Aplicativo para iPhone pode detectar câncer nos olhos antes dos médicos.


Um aplicativo para iPhone é capaz de detectar sinais de câncer nos olhos cerca de um ano antes dos médicos. Desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade Baylor, no Texas, o White Eye Detector usa inteligência artificial para analisar o reflexo da luz nos olhos de uma criança em fotos feitas pelos pais.

Um olho saudável deve produzir um reflexo vermelho (os famosos “olhos vermelhos”), enquanto um reflexo branco ou esbranquiçado pode ser sinal de um tipo de câncer ocular chamado retinoblastoma , cataratas prematuras ou doença de Coats. De rápida evolução, o retinoblastoma ocorre apenas em crianças e se não diagnosticado a tempo pode ser fatal.

Leia também: Você sabe o que é tecnologia wearable? Ela pode mudar sua vida!

O app foi treinado com mais de 53.000 fotos de 40 crianças, metade delas com doenças nos olhos. A idéia veio de Bryan Shaw, professor da Universidade Baylor, depois que seu filho foi diagnosticado com retinoblastoma quando tinha quatro meses de idade. Analisando fotos feitas desde o nascimento da criança, o software encontrou sinais da doença quando ela tinha apenas 12 dias de vida.

O app é gratuito , e embora não forneça um diagnóstico certeiro, é capaz de apontar condições que devem ser analisadas por um pediatra. Os usuários também podem colaborar com o desenvolvimento, compartilhando com os pesquisadores fotos para análise.