Olhar Digital

Leilão do 5G deve ser adiado no Brasil.
Pixabay
Leilão do 5G deve ser adiado no Brasil.


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ( MCTIC ) não está otimista de que será possível cumprir a previsão inicial de realizar o leilão do espectro do 5G até março de 2020. O órgão já fala abertamente que a perspectiva agora é de que o leilão só venha a acontecer no segundo semestre do ano que vem.

Leia também: Ansioso pelo 5G? Veja as novidades que já estão em teste no Brasil

Existem dois elementos principais que estão travando o andamento do projeto. O primeiro é a frequência de 3,5 GHz, que pode afetar o sinal de TV por satélite , facilmente captável por antenas parabólicas. O MCTIC já declarou previamente que essa preocupação com interferência talvez só venha a ser solucionado com a migração dos canais da banda C, atualmente ocupada por eles e onde haveria competição de sinal com o 5G , para a Ku, na qual essa questão da interferência não existiria.

Você viu?

O segundo elemento que não permite que o leilão de 5G aconteça mais rapidamente são as próprias operadoras. Como informou Artur Coimbra, diretor do departamento de banda larga do MCTIC, “existem empresas com estratégias comerciais e condições financeiras diferentes umas das outras. Umas têm mais interesse no leilão, e outras menos”. Na prática, algumas das empresas querem o leilão o mais rápido possível, outras preferem o seu adiamento.

Leia também: Huawei busca expandir tecnologia 5G, mas diz que Brasil está atrasado

Como aponta o site Mobile Time , o edital do leilão ainda está sendo analisado pelo Conselho Diretor da Anatel . Coimbra nota que a Anatel “está bastante empenhada em realizar esse leilão no segundo semestre do ano que vem”. A demora torna pouco provável o cumprimento do prazo inicial , do início de 2020, mas não está totalmente descartada a possibilidade de um leilão ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Caso o leilão ocorresse dentro do prazo, segundo estimativa da TIM, as primeiras redes comerciais do 5G brasileiro poderiam ser ativadas em algum momento entre o final de 2020 e o início de 2021. Com o atraso, é provável que não haja como termos 5G por aqui antes de 2021.

Leia também: Conexão muito mais rápida! Como é o 5G, a nova geração da internet móvel

O atraso também tem algumas implicações econômicas. Um estudo da Ericsson, fabricante de equipamentos de rede, o governo deixará de arrecadar R$ 25 bilhões se o leilão for atrasado para 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!