Tamanho do texto

Aplicativo de ensino de programação Grasshopper, do Google, agora está disponível na web para desktops

Olhar Digital

programação arrow-options
Unsplash
O Google tem ferramentas gratuitas para quem quer aprender a programar.


Quem quer dar o primeiro passo para aprender a programar ganhou uma nova opção. O Google liberou uma versão de seu aplicativo Grasshopper para ser usado na web por um desktop , o que abre mais alternativas para seus usuários.

Leia também: Conheça os benefícios de investir no ensino de programação e robótica desde cedo

O serviço havia sido lançado em abril de 2018 como um aplicativo para Android e para iOS . Ele era parte do Area 120 , uma divisão do Google dedicada a abrigar projetos experimentais de funcionários. A maioria das ideias são descartadas após pouco tempo, mas o Grasshopper se mostrou viável o suficiente para continuar em desenvolvimento e ser expandir para os desktops .

Com a chegada a uma nova plataforma, o Grasshopper ganhou também duas novas aulas voltadas especificamente para uso nos desktops , o que inclui o uso de um editor de código e introdução a páginas web .

Leia também: 5 funções escondidas do Google Chrome que vão facilitar sua navegação

Infelizmente o Grasshopper está totalmente em inglês, então é necessário ter alguma familiaridade com o idioma para aproveitar a ferramenta. A interface é bastante simples: à esquerda, estão algumas instruções. No centro, estão o código propriamente dito e os comandos que você pode selecionar. Já na direita está o objetivo que você precisa cumprir e o resultado do seu código .

grasshopper arrow-options
Captura de tela
A plataforma Grasshopper é bastante intuitiva.


Se você está curioso para testar a ferramenta, que é totalmente grátis, você pode acessar o Grasshopper por este link . Os aplicativos para Android ( neste link ) e para iOS ( neste link ) ainda estão disponíveis para quem preferir acessar pelo celular.