Olhar Digital

Arquivos GIF podem trazer vulnerabilidade aos smartphones Android; proteja-se
shutterstock
Arquivos GIF podem trazer vulnerabilidade aos smartphones Android; proteja-se

Uma vulnerabilidade que permite que qualquer hacker assuma o controle do celular está afetando o WhatsApp , se trata de um bug presente no aplicativo instalado em celulares Android .

TSE pede números que dispararam mensagens em massa pelo WhatsApp nas eleições

O alerta veio do Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (Incibe), que afirma que a vulnerabilidade está oculta em arquivos com extensão GIF "manipulados de forma maliciosa", que são compartilhados no serviço de mensagens instantâneas.

WhatsApp vai permitir que usuários decidam se querem ser incluídos em grupos

As gifs instalam um código malicioso com o qual o invasor pode obter acesso às informações pessoais do usuário. De acordo com o INCIBE, o hacker pode inclusive ativar certas funções do dispositivo, como gravar vídeos e áudios , além de ler mensagens e roubar arquivos.

A falha de segurança atinge o Android 8.1 e 9.0 , mas não funciona no Android 8.0 ou versões inferiores.

Como resolver o problema

Atualizar o sistema operacional Android e o próprio aplicativo WhatsApp são as melhores maneiras de se proteger
shutterstock
Atualizar o sistema operacional Android e o próprio aplicativo WhatsApp são as melhores maneiras de se proteger

Atualize o aplicativo para versões subsequentes a 2.19.244. Para isso, acesse a página oficial do WhatsApp ou a Play Store  para baixar a versão mais recente disponível.

Você viu?

Na Play Store procure o aplicativo já instalado e clique em ' atualizar ', esta é a opção mais simples.

Mensagens que se autodestroem estão chegando ao WhatsApp; confira

A partir da web, acesse a opção ' download ', que você vai encontrar no menu principal do site do WhatsApp. Uma vez lá, selecione seu dispositivo, nesse caso, Android. Na sequência, clique na opção 'baixar agora' e execute o arquivo .apk, para iniciar a instalação.

Em nota, o Facebook   – proprietário do WhatsApp desde 2016 – disse que "não tem motivos para acreditar que os usuários foram afetados por essa falha. Estamos sempre trabalhando nas melhores formas de oferecer atualizações de segurança", diz.

WhatsApp bane 2 milhões de contas por mês, mas isso não é o suficiente

A empresa lançou um patch de segurança que corrige o erro, disponível em sua atualização mais recente. Mesmo com o sistema de criptografar mensagens de ponta a ponta, o WhatsApp segue sendo vulnerável. É uma boa ideia ter em dia todas as atualizações do aplicativo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!