Olhar Digital

celular
shutterstock
Agora vai dar para ver as multas de trânsito pelo aplicativo para celular


A nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi inaugurada nessa segunda-feira (18) pelo Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran ), órgão relacionado ao Ministério da Infraestrutura. O lançamento ocorreu em São Paulo, durante a abertura do Salão Duas Rodas e entre as novidades do aplicativo está a possibilidade de consultar infrações registradas no nome do condutor , receber alertas sobre quando a CNH estiver próxima do vencimento e notificações para o motorista em caso de " recall" do automóvel.

O aplicativo que já incluía a CNH Digital e o documento veicular ( CRLV ), foi desenvolvido pelo Serpro e está disponível na App Store e no Google Play . “Essa nova CDT é o primeiro marco de um projeto maior para aproximar o Governo Federal do cidadão. Vamos fazer isso transformando a CDT numa plataforma de serviços, facilitando o acesso à informação e o controle que o cidadão vai ter sobre os seus documentos e veículos”, afirmou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa.

Leia também:  Carteira de Trabalho Digital já está valendo; tire suas dúvidas

A Carteira Digital de Trânsito já está em sua “terceira evolução”, de acordo com o secretário. Afinal, desde agosto de 2018 o CRLV ganhou uma versão digital e se juntou a CNH , que estava disponível virtualmente desde maio de 2017 quando os documentos começaram a ser emitidos com QRCode.

Portanto, qualquer motorista brasileiro que possui carteira de habilitação emitida após maio de 2017 pode usar a versão digital do documento. A carteira digital vale tanto quanto o documento em papel e o aplicativo pode ser usado sem internet, desde que o usuário tenha feito o download dos documentos para seu aparelho. Caso a CNH tenha sido emitida antes de 2017 também é possível integrar o aplicativo , mas para isso é necessário solicitar uma nova via da carteira de motorista.

Leia também: Biometria: TSE permite que eleitores registrem suas digitais por aplicativo

Atualmente, a nova versão da CDT permite ao condutor receber informações sobre seus pontos e multas. Porém, para 2020 o governo prevê uma interação com o aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), implementando uma funcionalidade que permite que o motorista pague suas multas pelo programa com até 40% de desconto .

O objetivo do aplicativo é se aproximar da população e promover melhorias na segurança no trânsito, sobretudo pelo recurso das notificações de "recall" que permite que montadoras acionem os condutores em caso de necessidade de reparo do carro. No Brasil, dos 10 milhões de recalls registrados pelo Denatran, apenas 43% são realizados.

    Leia tudo sobre: aplicativo

    Veja Também

      Mostrar mais