Olhar Digital

Máscaras enganaram sistema de reconhecimento facial
Reprodução/Twitter
Máscaras enganaram sistema de reconhecimento facial


Considerada uma ferramenta de segurança  eficaz, terminais de reconhecimento facial foram facilmente enganados por pesquisadores, que usaram fotografias e máscaras 3D para realizar pagamentos com WeChat e AliPay.

O teste, realizado pela empresa de inteligência artificial Knero, envolveu visitar locais públicos e enganar os terminais de reconhecimento facial para permitir o acesso ou pagamento. Nas lojas da Ásia, onde a tecnologia é amplamente utilizada, a equipe usou máscaras 3D de alta qualidade para enganar os sistemas de pagamento AliPay e WeChat para fazer compras.

Esses sistemas, similares aos vistos em aeroportos, usam o rosto de uma pessoa ao invés de um PIN ou uma impressão digital para validar a identidade do usuário. Em teoria, tais máscaras poderiam permitir que fraudadores usassem o rosto e a conta bancária de outra pessoa para fazer compras.

Leia também: Falhou! Chineses conseguem enganar reconhecimento facial do iPhone

Você viu?


Os testes implantados em centros de transporte foram os mais alarmantes. No terminal de embarque do aeroporto de Schiphol, o maior da Holanda, a equipe da Kneron enganou o sensor com apenas uma foto na tela do telefone . O grupo diz também ter conseguido acesso a estações ferroviárias na China, onde os passageiros usam o reconhecimento facial para pagar as tarifas e embarcar nos trens, utilizando o mesmo método.

As experiências de transporte levantam preocupações sobre terrorismo, no momento em que as agências de segurança estão explorando o reconhecimento facial para economizar dinheiro e melhorar a eficiência. No caso dos tablets de pagamento, a capacidade de enganar as plataformas com máscaras aumenta o espectro da fraude e do roubo de identidade.

Leia também: Google está abordando pessoas para coletar fotos de seus rostos

No caso das máscaras, os enganos funcionaram porque os sistemas já continham uma imagem da pessoa cuja máscara foi baseada. A Kneron reconhece, contudo, que é improvável que essa fraude seja generalizada. Isso porque, no estudo, foram utilizadas máscaras feitas por um fabricante especializado no Japão. Mas a empresa, sediada em San Diego, observa que a técnica pode ser usada para fraudar indivíduos famosos.

Certamente, alguns sistemas de reconhecimento facial são melhores que outros. Segundo a empresa, esse teste não enganou o iPhone X , enquanto outros sistemas foram facilmente burlados e poderiam possibilitar uma fraude.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!