Olhar Digital

Em 2017, quando a Apple apresentou o iPhone X com o Face ID, ela enfatizou que o sistema de reconhecimento facial só poderia ser enganado uma vez em um milhão de possibilidades. Mas os chineses acabam de provar que existem outra maneira de desbloquear o recurso, e nesse caso foi usando um modelo 3D hiper-realista.

Leia também: Xiaomi copia os Memoji da Apple e anuncia novo recurso: os Mimoji

A única falha que tinha sido vista até agora era com irmãos gêmeos idênticos. Na China, eles queriam comprovar que também era possível enganar o sistema de reconhecimento facial com um modelo tridimensional da cabeça de uma pessoa. 


No vídeo dá para ver como o boneco não só desbloqueia o iPhone , mas consegue consegue fazer um pagamento pelo WeChat. O Face ID tem uma API para que os desenvolvedores implementem a autenticação por reconhecimento facial em seus aplicativos, para que os usuários não precisem usar códigos separados para cada aplicativo.

Relembre: Falha no FaceTime permite espionagem ao expor câmera e microfone

A experiência surpreende pela maneira simples de contornar a segurança do iPhone. Mas devemos levar em conta alguns detalhes para os quais esse método não é realmente tão eficaz. O primeiro e mais óbvio de todos é que o modelo criado para o experimento é hiper-realista, algo que não tão simples de ser feito. Por outro lado, o ID Facial do iPhone funciona através da aprendizagem ao longo do tempo. Não sabemos se para o vídeo o aparelho foi previamente treinado com o modelo 3D ou não.

Mais sobre a Apple: iOS 13 e mais: o que foi apresentado na conferência de desenvolvedores

O que aconteceria com o reconhecimento facial de outros fabricantes no mesmo teste? Tudo depende da tecnologia que está sendo usada. Alguns celulares simplesmente usam a câmera frontal para fazer um mapeamento bidimensional do rosto, em outros, um módulo de laser é usado, como no iPhone. No segundo caso, é mais complicado enganá-los, embora seja possível com um bom modelo 3D.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!