Olhar Digital

robô arrow-options
Reprodução/Youtube
Robô consegue fazer e servir cachorro-quente


Os robôs finalmente conquistaram uma importante área de domínio humano, a cozinha. Após treinar uma inteligência artificial para a reconstrução virtual de uma churasqueira, os engenheiros da Universidade de Boston construíram um robô que pode cozinhar a servir, com sucesso, cachorros-quentes, relata a Inverse.

Embora não pareça algo tão difícil, o processo de cozinhar e preparar alimentos envolve conhecimentos prévios que os humanos dão como certo, mas que, até agora, desafiavam os sistemas de IA .

Leia também: Máquina assassina? Alexa pede para mulher se matar com facadas no coração

Os engenheiros descobriram que o robô era capaz de assumir o posto de cozinheiro quando o treinavam usando um processo chamado "aprendizado por reforço", de acordo com pesquisa publicada na revista Science Robotics , na última quarta-feira (18). Em comparação com outros tipos de sistemas de inteligência artificial , o "aprendizado por reforço" foi de longe o melhor método para o aprendizado na cozinha.


Esse método é uma arquitetura de IA que basicamente incentiva um sistema a aprender gradualmente uma nova habilidade, codificando-a para perceber a evolução como algo recompensador. Quando se tratava de preparar um cachorro-quente, a "evolução" incluía aprender coisas como a ordem correta das ações, além de levar coisas simples para humanos em consideração, como a força da gravidade, por exemplo.

"Você precisa definir as coisas com antecedência", disse o engenheiro Zahcary Serlin. "Desde que eu saiba o que você quer dizer com 'fogão', assim que vc falar a palavra, posso reconhecer o que é e aprender a operá-lo", completou.

    Veja Também

      Mostrar mais