Olhar Digital

robô samsung arrow-options
Reprodução/Youtube
Em formato de bola, o robô rola atrás do dono, realizando tarefas


A Samsung  fez diversos anúncios durante sua conferência na CES 2020 . Dentre as revelações, está Ballie , um simpático robozinho em forma de bola, que possui o objetivo de ajudar em casa.

A empresa disse que o robô utiliza inteligência artificial para ser um dispositivo de segurança, um assistente para exercícios, uma ferramenta para ajudar idosos e uma maneira de se conectar aos dispositivos inteligentes de uma residência.

Leia também: Robôs já ajudam em decisões judiciárias; entenda

Em uma demonstração, Ballie seguiu HS Kim, CEO da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung , pelo palco da CES . Aparentemente, o dispositivo pode fazer isso graças a uma câmera embutida que permite rastrear pessoas.

Rolar e seguir pessoas parece ser tudo o que Ballie pode fazer no momento. Mas em um vídeo promocional exibido no evento, a Samsung mostrou outras habilidades do robô. Com ele, é possível abrir cortinas, ligar a TV e solicitar o início da limpeza da residência aos aspiradores.


Baille faz parte da filosofia "Age of Experience" da Samsung . Essa nova iniciativa tem como objetivo "transformar a forma como cuidamos de nós mesmos e de nossa família, como podemos personalizar nossas casas para atender às nossas necessidades individuais".

Leia também: Gato-robô de código aberto desenvolve personalidade própria

Mesmo com as promessas, há uma grande chance de a Samsung passar pelos mesmos problemas que outras empresas enfrentaram ao tentar vender robôs comerciais. O alto preço desse tipo de tecnologia é um dos fatores que contribuem para que o valor de venda não seja atrativo ao consumidor.

A Samsung não compartilhou nenhuma informação sobre quando o Ballie será lançado ou quanto custará quando estiver disponível. Por esse motivo, é difícil saber se o produto tem chance de se dar bem no mercado.

    Veja Também

      Mostrar mais