O Instagram fez diversas tentativas de aumentar o uso da plataforma IGTV . Um dos meios encontrados pela rede social foi o de incorporar um ícone, fixado na parte superior do Feed , que fazia o direcionamento ao serviço de vídeos. Entretanto, ao que parece, o botão dedicado ao IGTV não surtiu o efeito esperado, por esse motivo, o Facebook , dono da plataforma, decidiu removê-lo.
Conforme apontado pelo site TechCrunch , o logotipo do IGTV deixará de aparecer na página principal da rede social. O Facebook informa que os usuários descobrem o conteúdo da plataforma por meio de conteúdo no Feed, aplicativo do próprio IGTV e na guia 'Explorar'.
Leia também: TikTok pode se tornar mais popular que o Instagram, diz criador do Snapchat
"Enquanto trabalhamos para facilitar a criação e descoberta de conteúdo do IGTV , aprendemos que a maioria das pessoas chega a esse material por meio de visualizações no Feed, perfis dos criadores de conteúdo e aplicativo próprio. Poucas pessoas clicam no ícone dedicado", declarou um porta-voz do Facebook .
O Facebook diz que pretende manter o Instagram "o mais simples possível", por isso optou por remover o botão da plataforma. Mesmo com as estratégias para a popularização do IGTV , o app independente teve pouca adesão entre os usuários do Instagram .
Leia também: Anúncios políticos: Facebook e Instagram vão oferecer mais controle a usuários
Estima-se que, dos mais de um bilhão de usuários do Instagram, apenas sete milhões tenham feito o download do aplicativo IGTV desde o lançamento, há 18 meses. Apenas como comparação, o TikTok , app que apresenta uma proposta como a do IGTV, acumulou 1,1 bilhão de downloads no mesmo período.