Olhar Digital

streaming arrow-options
Unsplash/Alphacolor
Entenda a guerra entre os serviços de streaming de música


Quando você pensa em serviço de streaming de música , provavelmente o seu primeiro pensamento é o Spotify . Em seguida vêm serviços como Apple Music , YouTube Music , Deezer e outros, mas existe uma outra empresa que está crescendo em um ritmo forte neste mercado, que é ignorada por boa parte do público: a Amazon , que acaba de anunciar a marca de 55 milhões de usuários.

O número impressiona, mas ele é rapidamente colocado em perspectiva quando se percebe que o Spotify anunciou recentemente que chegou à marca dos 113 milhões de assinantes que efetivamente pagam pelo serviço, com mais 135 milhões que utilizam a versão gratuita com anúncios da plataforma , totalizando 248 milhões de usuários.

Leia também: Natal recorde: Amazon Prime ganha 5 milhões de assinantes em uma semana

Com isso, os 55 milhões de usuários do Amazon Music revelados pela companhia são pouco mais de 20% da base total de assinantes do Spotify . O ponto positivo para a Amazon é que seu serviço é consideravelmente mais jovem, indicando um crescimento rápido. O ponto negativo, é que boa parte dessa base não está pagando pelo serviço em si, porque há hoje múltiplas formas de acessar a plataforma.

Para começar, existe uma modalidade gratuita suportada por anúncios, que simplifica bastante o acesso. Além disso, a Amazon também oferece o Prime Music , que é disponibilizado para os muitos assinantes do Amazon Prime , apesar de bastante limitado na quantidade de músicas. Também há as modalidades premium, formada pelo Music Unlimited e o Music HD, que têm um catálogo muito mais amplo; a diferença entre ambos está no fato de que o HD conta com áudio de maior qualidade para os audiófilos que conseguem perceber a diferença na compressão.

Leia também: Aqui está tudo o que você precisa saber sobre criar uma playlist no Spotify

É fato também que a Amazon se beneficiou bastante da popularidade da assistente Alexa e das caixas de som conectadas Echo . O Amazon Music é profundamente integrado a estes dispositivos, criando uma situação em que é natural para um consumidor passar a usá-lo para fazer streaming de música .

A Amazon nota que o Music cresceu cerca de 50% em países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão e mais do que dobrou seu público na França, Itália, Espanha e México.

    Veja Também

      Mostrar mais