Olhar Digital

Xiaomi
Reprodução
Xiaomi


Huawei , Xiaomi , Oppo e Vivo estão trabalhando juntos em uma plataforma que vai permitir que desenvolvedores de fora da China enviem seus aplicativos para todas as respectivas lojas de aplicativos simultaneamente. Os fabricantes se uniram sob a Global Developers Service Alliance (GDSA) no que parece ser uma tentativa de desafiar o domínio internacional da Play Store do Google.

A loja de aplicativos da empresa americana é proibida na China , então, os usuários do Android se acostumaram a baixar aplicativos de várias lojas diferentes. Porém, fora do país a Play Store reina com folgas. Esse quase monopólio significa que as lojas de aplicativos de terceiros tiveram problemas com o suporte a desenvolvedores internacionais. É nesse ponto que a GDSA pretende atuar.

Você viu?

Leia também: Huawei não depende mais do Google, diz gerente da empresa

O site, ainda protótipo, observa que seus serviços estão planejados para nove países e regiões, incluindo Índia, Indonésia, Rússia e Malásia . A Reuters aponta que, mesmo cada empresa sendo forte em regiões diferentes, como Xiaomi na China e Huawei na Europa , juntas, elas controlam mais de 40% do mercado mundial de smartphones . A nova plataforma tornaria mais fácil para os desenvolvedores fazerem upload de seus aplicativos em todas as lojas ao mesmo tempo.

A Huawei é a maior prejudicada pelo domínio global do Google . A chinesa perdeu sua licença para oferecer aplicativos e serviços da empresa. Por conta disso, a companhia decidiu não lançar o Mate 30 , seu último carro-chefe, internacionalmente. Além disso, a Huawei anunciou que está trabalhando no seu próprio sistema operacional , o Harmony OS , investindo US$ 1 bilhão, cerca de R$ 4,2 bilhões, no seu desenvolvimento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!