Olhar Digital

dados arrow-options
Unsplash
Computadores nem precisam estar conectados à internet para serem invadidos


Já existem diversas maneiras de roubar dados de computadores sem conexão com a internet , mas uma nova forma surpreendeu os pesquisadores. Fazer isso utilizando o brilho de um monitor LCD . A abordagem usa um relé (interruptor eletromecânico) comprometido e alterações imperceptíveis nos valores de cores além de uma câmera externa que tenha visão para o monitor.

Leia também: LGPD passa a valer em agosto: lei irá mesmo proteger nossos dados?

Teoricamente, é possível induzir alguém a carregar um malware no sistema de destino através de uma unidade USB e usar câmeras de segurança sequestradas para transmitir as informações coletadas. Porém, não é necessário se preocupar com alguém lendo seu computador em casa, a menos, é claro, que você possua uma câmera conectada à internet apontada para ele.

Este método pode ser muito útil para agências de inteligência , mesmo que seja de difícil execução, já que não basta acessar o computador. Ainda assim, oferece às instalações ultrasseguras algo para se pensar. Elas podem não querer colocar câmeras atrás de computadores sem acesso à internet .

    Veja Também

      Mostrar mais