Olhar Digital

Windows 7 teve atualizações descontinuadas
Unsplash/Tadas Sar
Windows 7 teve atualizações descontinuadas


O Windows 7 foi abandonado em janeiro, e a ideia da Microsoft seria de não fornecer mais atualizações gratuitas para o sistema nunca mais. No entanto, bugs bizarros começaram a aparecer só agora, como uma falha que impede que os usuários consigam desligar ou reiniciar seus computadores por meio de um comando do sistema.

Quando os usuários afetados pelo bug tentam desligar seus computadores, eles são presenteados com uma mensagem que diz que “você não tem permissão para desligar este computador”. Os relatos começaram a se multiplicar desde a última sexta-feira (07), como percebeu o site Bleeping Computer .

Leia também: Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo

Você viu?

Até o momento, a Microsoft não se manifestou com uma explicação sobre o tema ou revelou se pretende lançar algum tipo de atualização para corrigir o bug . A empresa, no entanto, reconheceu que o problema existe. “Estamos cientes de alguns usuários do Windows 7 reportando que não conseguem desligar o computador sem fazer logoff primeiro e estamos investigando ativamente”, disse um representante da companhia.

Como resolver o problema

Enquanto isso, usuários descobriram algumas maneiras de fazer o sistema funcionar corretamente mexendo nas configurações do mesmo. A primeira delas é válida apenas para versões Professional, Ultimate ou Enterprise do sistema.

  1. Abra a janela “Executar” apertando as teclas Windows+R;
  2. Digite “gpedit.msc” e pressione “OK”;
  3. Entre em “Configurações do Computador”, acesse “Configurações do Windows”, vá até “Configurações de Segurança”, siga para “Diretivas Locais” e entre em “Opções de Segurança”;
  4. Procure por “Controle de conta de usuário: executar todos os administradores no modo de aprovação de administrador” e defina o item como “Habilitar”;
  5. Abra novamente a janela “Executar” com Windows+R, digite “gpupdate /force” e pressione “Enter” para confirmar
  6. Reinicie o computador normalmente

Leia também: Pode ser o último: Windows 7 recebe update gratuito para corrigir bug

Nem todos podem utilizar esta solução, no entanto. Alguns dos usuários notam que uma forma de driblar o problema (sem resolvê-lo) é apertar Ctrl+Alt+Del e desligar o computador por meio do botão vermelho na tela de bloqueio. Também é possível criar um novo perfil de administrador no Windows 7 e alternar entre a nova conta e a original para conseguir desligar o computador normalmente.

A questão agora é saber se a Microsoft vai lançar uma atualização para corrigir esse problema. Esses bugs que começam a aparecer após o fim do suporte ao Windows 7 são chatos e forçam a empresa a se manifestar sobre um produto que já deveria ter sido abandonado pelo público e pela companhia. A atualização que deveria ter sido a última da história do Windows 7, por exemplo, quebrou o papel de parede de alguns computadores e forçou a Microsoft a liberar mais uma “última correção da história” para ajeitar esse problema. Será que teremos mais uma “última atualização grátis” pela frente?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!