De acordo com uma pesquisa sobre mensageria móvel promovida pelo site Mobile Time, o WhatsApp já está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Para a conclusão, foram entrevistadas 2.072 pessoas, todas com mais de 16 anos e proprietárias de algum celular.
Leia também: Modo escuro no WhatsApp Web: saiba como ativar a funcionalidade
A taxa é a maior já registrada em cinco anos da mesma pesquisa. Para se ter uma ideia, há dois anos o percentual era de 96%. Além do total de downloads da plataforma, 93% dos entrevistados afirmaram utilizar o aplicativo todos os dias, enquanto 5% informaram que abrem o WhatsApp “quase todo dia”. Ou seja, apenas 1% dos que baixaram o mensageiro não o usa com frequência.
Você viu?
Se o WhatsApp seguir nesse caminho, em breve se tornará mais um super app no Brasil. Vale lembrar que super apps são aplicativos que reúnem, em um só software , diversas opções de serviços. Nesse caso, o próximo passo é lançar o WhatsApp Payments , um meio de pagamento integrado ao mensageiro.
Leia também: Grupos privados do WhatsApp são encontrados no Google; veja como se proteger
Em agosto de 2018, a companhia abriu sua API para permitir que grandes empresas possam utilizar a plataforma como um canal de comunicação com os consumidores. Netflix, Nestlé, TIM, Oi, Unilever e Banco do Brasil são alguns exemplos de gigantes que adotaram o WhatsApp como um meio eficaz para suporte ao cliente, marketing e vendas. Com isso, a popularidade do mensageiro cresceu ainda mais.
Agora, o usuário está tão acostumado a conversar com grandes empresas por meio do aplicativo que, em seis meses, cresceu de 51% para 54% a quantidade de consumidores que desejam poder comprar produtos diretamente no WhatsApp . Consequentemente, subiu de 56% para 61%, no mesmo período, o número de pessoas que querem a funcionalidade de pagamentos pela plataforma.