Olhar Digital

Sistema é capaz de criar músicas completamente novas
shutterstock
Sistema é capaz de criar músicas completamente novas


A OpenAI, organização sem fins lucrativos de pesquisas em inteligência artificial (IA), apresentou o Jukebox, um sistema inteligente de código aberto capaz de gerar novas músicas completas, com vozes e letras inéditas.

O Jukebox foi treinado com dados maciços de músicas de quase todos os gêneros para poder criar faixas para os mais diversos gostos. Os sons são inéditos, mas podem soar muito parecidos com os artistas com os quais a inteligência foi treinada.

"Mostramos que nossos modelos podem produzir músicas de diversos gêneros musicais, como rock, hip-hop e jazz. Eles podem capturar melodia, ritmo, composição de longo alcance e timbres para uma ampla variedade de instrumentos, bem como os estilos e vozes dos cantores a serem produzidos com a música", explicou a equipe que desenvolveu o Jukebox.

Leia também: Médico robô? Inteligência artificial ganha força na saúde

Você viu?

Essa não é a primeira vez que a OpenAI investe na geração de músicas. Há alguns anos, a organização concentrou seus esforços no desenvolvimento do MuseNet, que produz faixas no formato MIDI com tons e composições básicas. Contudo, o Jukebox vai muito além disso ao dar vida a vocais completos na maioria dos gêneros.

Ainda assim, é pouco provável que você escute músicas criadas pelo Jukebox nas paradas de sucesso - a menos que haja uma categoria intitulada "pseudo-músicas estranhas e geradas por máquina". Apesar de inovadora, a inteligência não é capaz de desenvolver músicas como as que estão no mercado.

Por ora, você não pode utilizar o Jukebox para criar novas músicas, já que são necessárias nove horas para renderizar um único minuto de uma faixa. Portanto, a inteligência ainda não está pronta para uso interativo em larga escala.

Leia também: Inteligência artificial e segurança: entenda porque dados devem ser protegidos

Entretanto, é possível escutar algumas das músicas completas em uma playlist no Soundcloud . Confira:


Além disso, a OpenAI criou um navegador para que os interessados possam escutar dezenas de amostras criadas pelo Jukebox com base nos vocais de cantores famosos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!