Olhar Digital

Netflix comentou sobe o crescimento do TikTok em carta a acionistas
Reprodução/Pixabay
Netflix comentou sobe o crescimento do TikTok em carta a acionistas


Em carta a acionistas publicada na última quinta-feira (16), a Netflix classificou o TikTok como um potencial concorrente da empresa. A plataforma de streaming norte-americana destacou o “crescimento surpreendente” do app e disse que o produto desenvolvido pela ByteDance “está mostrando a fluidez do entretenimento na Internet”.


Desde que chegou ao mercado internacional em 2018, o TikTok é um dos aplicativos mais populares do mundo, especialmente entre jovens de 16 a 24 anos. Estima-se que quase a metade dos usuários da plataforma correspondem a esta faixa etária e que 90% deles usam o aplicativo todos os dias.

Para se ter uma dimensão do ritmo de crescimento do app, no final de abril, uma pesquisa da Sensor Tower indicou que o programa superou a marca de 2 bilhões de downloads, dos quais 315 milhões ocorreram apenas no primeiro semestre de 2020.

Você viu?

O documento não deixa claro as razões porque a Netflix considera o TikTok um competidor. O histórico de relatórios da empresa norte-americana sugere que a companhia leva em conta o potencial de outros serviços diminuírem o tempo gasto por usuários na sua plataforma, aponta a revista digital  Quartz .

O TikTok, inclusive, não é o primeiro aplicativo fora do mercado de streaming a ser indicado como um competidor pela Netflix. Entre os já citados estão o Facebook , o YouTube e até jogos eletrônicos. “Nós competimos com (e perdemos para) o Fornite mais do que para a HBO ”, diz uma carta da companhia em 2018. Por outro lado, a empresa nunca mencionou alguns dos aplicativos mais populares de mídias sociais e vídeos, incluindo o Instagram , Snapchat e Twitch .

Além disso, o TikTok contratou, no mês passado, o diretor de streaming da Disney , Kevin Mayer. Como lembra a Quartz, embora a plataforma da ByteDance não tenha dado quaisquer sinais de abrir um serviço semelhante ao da Netflix, a contratação indica que a empresa chinesa pode competir com a norte-americana por talentos da indústria de entretenimento.

Vale lembrar, no entanto, que apesar do crescimento surpreendente ressaltado pela Netflix, o TikTok passa por um momento delicado. O aplicativo foi banido recentemente na Índia , em meio a conflitos geopolíticos entre o país e a China, e corre o risco de ser vetado também nos Estados Unidos

Otimismo

O relatório publicado pela Netflix ainda chama atenção para alguns concorrentes diretos do setor de entretenimento. A companhia destaca que a Warner Media e a NBC Universal desenvolvem suas próprias plataformas de streaming, e ressalta os investimentos da Apple e da Amazon em conteúdos premium.

A visão da empresa em relação à concorrência, no entanto, é bastante otimista. "Em vez de se preocupar com todos os concorrentes, continuaremos mantendo à nossa estratégia de tentar melhorar nosso serviço e conteúdo a cada trimestre mais rapidamente do que nossos pares", diz o comunicado.

O otimismo acompanha o anúncio de  resultados positivos do serviço de streaming da empresa. De acordo com a Netflix, em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a plataforma ganhou mais 10 milhões de assinantes no segundo trimestre de 2020, totalizando 26 milhões nos dois primeiros períodos do ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!