Olhar Digital

Celulares devem receber tecnologia 6G em 2030
Unsplash/ROBIN WORRALL
Celulares devem receber tecnologia 6G em 2030


O surgimento do 5G pegou algumas fabricantes de surpresa, mas o mesmo não deve acontecer quanto à chegada do 6G , visto que, aparentemente, a MediaTek , empresa taiwanesa que desenvolve processadores, já está embarcando na construção da sexta geração de redes móveis.


Segundo rumores, a empresa, que já tem uma presença mais forte no 5G se comparada ao 4G - inclusive, com a linha Dimensity de chips 5G para smartphones -, está planejando o 6G com antecedência. A pressa da MediaTek faz sentido quando se lembra que a empresa vem desenvolvendo o 5G já há seis anos.

Ainda de acordo com relatos de profissionais da indústria tecnológica, a MediaTek possui, além da sede em Taiwan, um centro de pesquisa e desenvolvimento na Finlândia, onde a empresa dedica seu tempo ao 5G e outras tecnologias sem fio atuais. Em terra finlandesas, a MediaTek também pesquisa tecnologias da comunicação, colabora com clientes europeus de telecomunicações para testes e mantém relações com instituições acadêmicas e institutos finlandeses, o que inclui a Nokia .

E a combinação pode dar certo, já que, enquanto a MediaTek tem como foco chips 6G para smartphones , à Nokia interessa desenvolver equipamentos e padrões 6G. Portanto, ambas as empresas podem trabalhar sem conflitos de interesse e, de quebra, acelerar a implementação do 6G, que, por ora, está previsto para ser comercializado só a partir de 2030.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!