Olhar Digital

Facebook identifica a minoria das fake news na rede social
Unsplash/Brett Jordan
Facebook identifica a minoria das fake news na rede social

De acordo com um novo levantamento feito pela rede de mobilização social Avaaz, apenas 16% das informações médicas falsas postadas no Facebook são capturadas pelos filtros da plataforma. Os 84% restantes não são rotulados e continuam circulando livremente na rede social .

Isso quer dizer que os bilhões de usuários do Facebook acabam tendo contato com desinformações médicas potencialmente perigosas sem nenhum aviso do que podem causar se forem tidas como verdadeiras.

O relatório que lançou luz sobre a brecha do Facebook chamou a falha de "grande ameaça" à saúde pública. Afinal, o levantamento descobriu 174 fake news médicas que foram visualizadas mais de 3,8 bilhões de vezes no Facebook só no ano passado.

Segundo a Avaaz, as desinformações podem ter passado despercebidas pelo Facebook por dois motivos: muitos compartilhamentos ou tradução para diversos idiomas.

Você viu?

É importante ressaltar que o  Facebook tem se vangloriado de seus esforços para verificar informações e outras medidas para conter fake news na plataforma. Quanto aos 84% de desinformações médicas à solta, a rede social disse que "não refletem os passos que tomamos".

"O Facebook ainda precisa aplicar efetivamente essas soluções na escala e sofisticação necessárias para derrotar esse infodêmico", opina a Avaaz em seu relatório. "Apesar dos repetidos telefonemas de médicos e especialistas em saúde solicitando isso", completa.

Facebook cria mecanismo para diminuir fake news sobre a Covid-19

O Facebook anunciou que vai implementar uma ferramenta útil no combate à desinformação acerca da  Covid-19 . O recurso servirá como uma revisão do conteúdo a ser publicado e mostrará há quanto tempo um link foi postado e o tempo de existência do perfil que fez a publicação pela primeira vez.

Com problemas para controlar a comunidade, a empresa busca formas de punir e minimizar os danos causados pelas fake news. Além do recurso de revisão, a aba contará com um alerta, que comunica ao usuário se o conteúdo a ser compartilhado possui menções suspeitas relacionadas à doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). 

Os responsáveis pela rede social reconhecem que o botão de compartilhamento automático é perigoso, já que a revisão do conteúdo a ser publicado pode ser ignorada. A nova funcionalidade permite que o usuário tenha convicção de que o material postado é verídico e não dissemina qualquer tipo de informação falsa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!