Olhar Digital

Veja como deixar sua conta do Twitter mais segura
Unsplash/Sara Kurfeß
Veja como deixar sua conta do Twitter mais segura

A autenticação em duas etapas adiciona mais uma camada de segurança no acesso à sua conta do Twitter . Quando você for se conectar, a rede social vai solicitar um código ou uma chave de segurança além dos tradicionais e-mail e senha. O processo de ativação pode ser realizado tanto pelo navegador quanto pelo smartphone e tem alguns detalhes dependendo do mecanismo utilizado.

Navegador

  1. Do lado esquerdo, clique em Mais e depois em Configurações e privacidade
  2. Clique em Conta
  3. Vá até em Segurança
  4. Entre em Autenticação em duas etapas
  5. Há três possibilidades para ativar o recurso: SMS, aplicativo de autenticação ou chave de segurança

Aplicativo Android ou iOS

  1. No canto superior esquerdo, toque na foto de perfil da conta
  2. No menu toque em Configurações e privacidade
  3. Toque em Conta
  4. Toque em Segurança
  5. Vá até em Autenticação em duas etapas
  6. Apesar de aparecerem as mesmas 3 possibilidades, apenas SMS e aplicativo de autenticação funcionam nesse caso

Depois de chegar até as opções de autenticação no navegador ou no celular, vejamos como cada uma é configurada.

SMS

Ao selecionar a opção de mensagem de texto, o processo requer que você digite a sua senha e selecione Verificar. Se seu número ainda não for associado à rede social , uma notificação será enviada para que faça isso.

Depois de terminada a primeira etapa, insira o código de confirmação que foi enviado por SMS. O Twitter recomenda que a tela de confirmação seja capturada para que as informações sejam acessadas em caso da perda do telefone ou troca de número.

Você viu?

A partir da ativação da autenticação por esse meio, sempre que você for acessar a sua conta, um código de 6 dígitos será enviado por mensagem e você deverá inseri-lo para completar o login.

Aplicativo de autenticação

Depois de selecionar a opção correspondente, clique em começar e, se necessário, insira a sua senha e clique em Verificar. O meio usado para vincular o app de autenticação à sua conta do Twitter será um código QR .

Os aplicativos de autenticação são variados, mas você pode usar qualquer um de senha de uso único, como Google Authenticator, Authy, Duo Mobile, entre outros.

Depois de ler o QR, selecione Próximo, insira o código gerado no aplicativo e selecione Verificar. Com essa opção ativada, você acessará sua conta a partir dos códigos que o aplicativo de autenticação lhe fornecer.

Chave de segurança

É necessário ter ativado um dos dois métodos anteriores de autenticação para utilizar esse método. Clique em chave de segurança, em seguida em Começar. Depois insira a chave física na porta USB do computador, toque nela e siga as instruções.

A ativação da verificação em duas etapas pelo navegador requer uma senha temporária para acesso à conta. Se for detectada a necessidade da senha ela será enviada por SMS para você, mas você pode gerar a sua na opção: autenticação em duas etapas, em seguida Métodos adicionais e Senha temporária. O acesso no iOS e Android não requer senha temporária.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!