Olhar Digital

PlayStation 2 e PlayStation 4
Nassim All / Unsplash
PlayStation 2 e PlayStation 4

Em declaração à revista japonesa Famitsu, o presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, confirmou um rumor que já havia circulado em agosto: o PlayStation 5 não terá nenhuma compatibilidade com jogos do PlayStation 3, PlayStation 2 ou PlayStation original.

Segundo o executivo, a equipe está mais focada no "uso simultâneo dos SSDs e no controle DualSense", o que não deixa recursos disponíveis para a implantação da retrocompatibilidade . Ryan confirmou, entretanto, que o console será compatível com "99%" dos jogos existentes para o PS4 . É melhor do que nada, mas é um golpe para os gamers que ainda curtem e mantém coleções de jogos das gerações mais antigas.

A retrocompatibilidade com discos do PS1 , PS2 e PS3 daria ao PS5 acesso a uma biblioteca com quase 17 mil jogos, muitos deles clássicos que marcaram gerações e cuja influência pode ser sentida até hoje.

Você viu?

Vale lembrar que o PS2 e PS3 são compatíveis com todos os discos do PS1, e o PS3 também era compatível com os do PS2, até este recurso ser removido em revisões do hardware . Mesmo após a remoção do suporte a discos do PS2, alguns jogos do console ainda podem ser baixados e executados no PS3 através de versões digitais na PlayStation Network.

Já a Microsoft segue uma direção contrária. Embora a compatibilidade não seja universal, o Xbox One pode rodar 577 jogos do Xbox 360 e 41 jogos do Xbox original. E os novos Xbox, claro, serão capazes de rodar todos os jogos do Xbox One.

Em 2017 Ryan declarou em uma entrevista à Time Magazine não entender o interesse nos jogos para consoles antigos. "Estive recentemente em um evento de Gran Turismo onde eles tinham os jogos para PS1, PS2, PS3 e PS4, e os jogos de PS1 e PS2 pareciam antiguidades. Porque alguém iria querer jogar isto?".

A resposta é óbvia: Pelo mesmo motivo que algumas músicas e filmes nunca saem de moda. Alguns clássicos não tem idade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!