Olhar Digital

Lindinhas é um filme francês que levou a uma campanha de boicote à Netflix
Divulgação
Lindinhas é um filme francês que levou a uma campanha de boicote à Netflix

Um condado do Texas indiciou a Netflix pela suposta divulgação de imagens sexualizadas de crianças no filme " Lindinhas " , lançado em setembro no streaming. A acusação foi compartilhada pelo deputado republicano Matt Schaefer no Twitter na última terça-feira (6).

De acordo com o entendimento do júri, o longa-metragem promovido pela empresa retrata, conscientemente, a "exibição obscena dos genitais ou da área íntima de uma criança, vestida ou parcialmente vestida, que tem menos de 18 anos de idade, apelando para o interesse sexual sem qualquer valor literário, artístico, político ou científico". A ação descrita configura crime no estado.

A acusação menciona os dois diretores-executivos da plataforma, Reed Hastings e Ted Sarandos, e intima a Netflix a depor em um julgamento ainda sem data definida.

Você viu?

A polêmica em torno de "Lindinhas"

Premiado no Festival de Cinema de Sundance, " Lindinhas " conta a história de Amy, uma menina muçulmana de 11 anos que se muda para a França com sua família. Lá, ela conhece um grupo de dança infantil chamado Mignonnes (título original do filme), e passa a desafiar as normas impostas por sua família. 

O longa virou alvo de críticas mesmo antes do lançamento, quando um pôster promocional repercutiu negativamente nas redes sociais. Na ocasião, muitas pessoas acusaram a imagem de sexualizar as protagonistas, e a polêmica chegou aos assuntos mais comentados do Twitter nos Estados Unidos. 

A Netflix , então, se desculpou pelo ocorrido e disse que as fotos "inadequadas" não representavam o filme. Quanto à obra em si, a plataforma afirmou que trata-se justamente de um comentário social contra a sexualização infantil, e que a acusação não tem mérito.

A diretora e roteirista responsável pelo longa, Maïmouna Doucouré, também defende seu trabalho. Em recente entrevista ao site Deadline, ela afirmou que a produção está sendo criticada "apenas por quem não assistiu", e disse que chegou a receber ameaças de morte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!