Um recurso do Telegram
que mostra quais pessoas estão próximas a você pode ser usado para revelar a localização exata de um usuário
. O alerta foi feito pelo pesquisador de segurança Ahmed Hassan, que publicou um artigo em seu blog detalhando o processo.
O “People Nearby” (Pessoas próximas, em português) mostra uma lista de outros usuários do Telegram ao seu redor e sua distância em metros até elas. Segundo Ahmed, falsificando sua posição usando um app como o Fake GPS Location, ou simplesmente andando pelo bairro, um malfeitor por obter sua distância em relação a uma vítima a partir de três pontos.
Depois, este três pontos podem ser colocados no Google Maps ou em um app similar. Basta colocar no mapa a coordenada a partir de onde a distância até a vítima foi medida e traçar um círculo com o raio correspondente à distância. A intersecção dos três círculos irá revelar a localização exata da vítima no momento da medição.
Segundo Hassan, um problema similar foi encontrado usando outro app de mensagens, o Line , em 2017. Depois de reportado, os desenvolvedores do Line passaram a “mascarar” a distância até outros usuários adicionando a ela um número aleatório, o que torna a técnica de Hassan ineficaz. Pela descoberta, ele recebeu uma recompensa de US$ 1.000.
Mas para a equipe do Telegram
, a descoberta não é um bug
. Em resposta ao pesquisador, a empresa afirmou que as pessoas compartilham sua localização
intencionalmente, e que o recurso está desativado por padrão. Para ela, “é esperado” que revelar a localização exata seja possível sob certas circunstâncias.
Para se proteger, basta impedir o Telegram de revelar sua localização. No app, toque no menu com as três linhas no canto superior esquerdo da tela e em Pessoas Próximas. Na tela seguinte, toque na opção “Parar de Me Mostrar”.