Olhar Digital

Recurso do Telegram pode revelar localização exata de um usuário
shutterstock
Recurso do Telegram pode revelar localização exata de um usuário

Um recurso do Telegram que mostra quais pessoas estão próximas a você pode ser usado para revelar a localização exata de um usuário . O alerta foi feito pelo pesquisador de segurança Ahmed Hassan, que publicou um artigo em seu blog detalhando o processo.

Você viu?

O “People Nearby” (Pessoas próximas, em português) mostra uma lista de outros usuários do Telegram ao seu redor e sua distância em metros até elas. Segundo Ahmed, falsificando sua posição usando um app como o Fake GPS Location, ou simplesmente andando pelo bairro, um malfeitor por obter sua distância em relação a uma vítima a partir de três pontos.

Depois, este três pontos podem ser colocados no Google Maps ou em um app similar. Basta colocar no mapa a coordenada a partir de onde a distância até a vítima foi medida e traçar um círculo com o raio correspondente à distância. A intersecção dos três círculos irá revelar a localização exata da vítima no momento da medição.

Segundo Hassan, um problema similar foi encontrado usando outro app de mensagens, o Line , em 2017. Depois de reportado, os desenvolvedores do Line passaram a “mascarar” a distância até outros usuários adicionando a ela um número aleatório, o que torna a técnica de Hassan ineficaz. Pela descoberta, ele recebeu uma recompensa de US$ 1.000.

Mas para a equipe do Telegram , a descoberta não é um bug . Em resposta ao pesquisador, a empresa afirmou que as pessoas compartilham sua localização intencionalmente, e que o recurso está desativado por padrão. Para ela, “é esperado” que revelar a localização exata seja possível sob certas circunstâncias.

Para se proteger, basta impedir o Telegram de revelar sua localização. No app, toque no menu com as três linhas no canto superior esquerdo da tela e em Pessoas Próximas. Na tela seguinte, toque na opção “Parar de Me Mostrar”.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários