Olhar Digital

JetBot, da Samsung, limpa a casa sozinho
Divulgação/Samsung
JetBot, da Samsung, limpa a casa sozinho

A Samsung realizou nesta segunda-feira (11) sua apresentação  na CES 2021 , com grande foco em robótica. A empresa apresentou três produtos equipados com inteligência artificial , e o destaque vai para um novo robô da Samsung que pode ajudar nas tarefas domésticas.

O Bot Handy é um robô da Samsung que utiliza a inteligência artificial para navegar pela casa do usuário e se vale de um braço mecânico para poder reconhecer e pegar objetos, permitindo organizá-los. Durante a apresentação, um exemplo de aplicação desta capacidade foi a de coletar a louça suja e colocá-la na lavadora.

Outro robô da Samsung é o Bot Care , apresentando pela companhia como um assistente pessoal. Fazendo uso de inteligência artificial , a máquina reconhece padrões de comportamento para oferecer sugestões e apoiar o cotidiano do usuário.

Você viu?

Dois dos exemplos de funcionalidade apresentados foram o de dar lembretes para que a pessoa levante de sua cadeira regularmente para esticar o corpo e avisar sobre uma videoconferência que está prestes a começar, trazendo para junto do usuário um tablet para realizar a chamada.

Os dois produtos ainda estão longe da realidade, no entanto. A Samsung acrescenta que nenhum deles está disponível para venda e que as capacidades demonstradas em vídeo ainda estão restritas a um ambiente de testes, o que significa que pode demorar um pouco para que o produto possa estar na casa das pessoas.

O último robô da Samsung é mais próximo da realidade: o JetBot AI+, que chega ao mercado ainda no primeiro semestre. É um robô-aspirador que conta com inteligência artificial para navegar pela residência e reconhecer objetos delicados, como vasos, para manter uma distância segura. Equipado com câmera, ele também permite monitorar a casa à distância e interagir com outros aparelhos conectados.

Outros anúncios

Além dos robôs, a Samsung apresentou uma série de outras novidades, incluindo serviços, com destaque para o SmartThings Cooking, uma plataforma para ajudar o usuário a gerenciar sua alimentação, com um planejador de refeições e receitas, além de conexão com mercados para realizar pedidos de mantimentos automáticos entregues em casa.

A companhia também confirmou o Samsung Health Smart Trainer, que chegará às TVs da empresa em 2021, com um personal trainer virtual que utiliza uma câmera acoplada ao televisor para acompanhar o desempenho físico do usuário e oferecer feedback com base no desempenho.

A Samsung reforçou que a tecnologia Micro LED está chegando a um formato mais convencional de TVs após ser incorporado apenas ao mirabolante modelo “The Wall”. A empresa confirmou o modelo de 110 polegadas, capaz de iluminar individualmente cada pixel na tela, proporcionando o “preto real” e contraste infinito utilizando LEDs inorgânicos. A companhia destaca recursos como o “4Vue”, que permite dividir a tela em até quatro partes para acompanhar diferentes conteúdos simultaneamente.  

Por fim, a companhia falou da geladeira Bespoke, uma linha de geladeiras personalizáveis, que podem ter diferentes cores, tamanhos e formatos, dependendo da preferência do consumidor. O equipamento, que já estava disponível na Ásia, agora começará a ser vendido nos Estados Unidos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários