Olhar Digital

Instagram trabalha em stories verticais como resposta ao TikTok
Rafael Arbulu
Instagram trabalha em stories verticais como resposta ao TikTok

O Instagram confirmou que está trabalhando em “ stories verticais ”, ou seja, um novo recurso que permite que você transite entre as publicações temporárias da rede social deslizando o dedo na vertical, ao contrário do atual modelo na horizontal.

Originalmente, a novidade foi descoberta pelo desenvolvedor Alex Paluzzi, que compartilhou em sua conta do Twitter uma captura de tela do novo design. Posteriormente, o Instagram confirmou os stories verticais ao site TechCrunch , ressaltando que o modelo é um “protótipo” e “ainda não está disponível para testes públicos”.




Na imagem acima, o indicativo do Instagram diz: “Agora, você pode deslizar para cima e para baixo para navegar pelos stories“. Abaixo da legenda, um botão intitulado “ stories verticais”.

Do ponto de vista do design e experiência de usuário, a mudança faz sentido: quando acessamos um site via browser ou percorremos o feed público do Facebook ou do próprio Instagram, esse movimento vertical é natural.

Com o Instagram adotando os stories verticais, é bem provável que a rede passe a priorizar vídeos ao invés de imagens estáticas. As recentes mudanças no Instagram Reels, por exemplo, apontam para isso: criadores de conteúdo já sinalizaram um desejo, por exemplo, por botões maiores de interação para curtidas e comentários.

instagram stories verticais
Em protótipo, Instagram está testando novo formato de navegação na vertical, alterando a interação com os stories. Imagem: Alessandro Paluzzi/Twitter

A “TikTokização” das redes sociais

Quando o Instagram Stories foi lançado, em agosto de 2016, o padrão de navegação lateral foi herdado do Snapchat, que criou o modelo com os seus “snaps”.

Você viu?

Entretanto, a chegada do TikTok , da chinesa ByteDance, parece ter estabelecido um novo paradigma de conforto para os usuários, que adotaram a navegação vertical como um modelo mais confortável à interação do público. De repente, o Instagram se viu “correndo atrás do prejuízo”, como dizem.

O Instagram adotar os stories verticais não é algo esperado, mas também não surpreende tanto quanto parece. O próprio Snapchat -– que estabeleceu o modelo de todos os stories de hoje (Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube e até o LinkedIn usam essa prática) – lançou recentemente o Spotlight, um sistema de navegação vertical para vídeos com postagens efêmeras, de interação rápida, sinalizando que o formato do TikTok não é apenas um modelo exclusivo, mas uma tendência.

Naturalmente, o Instagram não informou se há qualquer expectativa dos stories verticais chegarem ao público. Por se tratar de um protótipo, é possível até que a ideia seja abortada. Precisamos esperar mais para ver.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!