O primeiro smartphone dobrável surgiu no mercado há pouco mais de três anos. Após o lançamento do Flexpai, da empresa chinesa Royole, surgiram outros modelos dobráveis de fabricantes populares como Samsung e Huawei . Mas, recentemente, rumores citam um possível interesse da Apple em produzir um iPhone dobrável e com apoio da marca LG .
O relatório mais recente afirma que o novo dispositivo dobrável vai usar um design flip, mais parecido com um Galaxy Z Flip . De acordo com a DigiTimes , a LG Display vai ajudar a Apple a desenvolver um painel dobrável, abrindo caminho para o lançamento do primeiro celular do tipo da companhia.
De acordo com especialistas da indústria, a LG Display ajudará a Apple no desenvolvimento de um painel OLED dobrável para o suposto iPhone. No entanto, não está claro se a companhia vai fornecer o painel de exibição para a Apple e se ele pode ser produzido em massa.
Além disso, a Samsung Display também poderá ser fornecedora de telas dobráveis OLED para a Apple, e deve enviar amostras para testes. Vale lembrar que a fabricante chinesa BOE ingressou recentemente na concorrência para fornecer suprimentos de telas para o iPhone 12 . Como a Apple não teria determinado, é possível que o iPhone dobrável utilize telas de diferentes marcas.
iPhone dobrável pode ser “barato”
De acordo com Jon Prosser, o iPhone dobrável
pode chegar ao mercado custando US$ 1.499
. Mas esse preço é “bom demais para ser verdade”, pois seria mais barato do que alguns smartphones
dobráveis já lançados. O Galaxy Z Fold 2, por exemplo, foi lançado por US$ 1.999.
Rumores também afirmam que o preço mais baixo pode ser o motivo pelo qual a empresa está optando pelo formato de flip. O tamanho do dispositivo, quando fechado, pode ser o do iPhone 12 mini
. Posteriormente, a marca pode revelar um iPhone dobrável totalmente novo, com formato mais próximo de um tablet e, assim, mais caro.
Quanto à data de lançamento, Prosser afirma que será em setembro de 2022. No entanto, ele também acredita que o plano da Apple
pode mudar. Além disso, a empresa deve se livrar do recorte na tela que introduziu com o iPhone X
em 2017.
É importante reforçar que os rumores também podem não se concretizar. Até então, não há nenhuma palavra da Apple sobre o lançamento de um suposto iPhone dobrável .