Quem faz maratonas na Netflix
, mas não paga o boleto, pode ter um motivo para ficar com medo. Um novo recurso que está em fase de testes pode sinalizar um esforço da gigante do streaming
para barrar o compartilhamento de senhas das contas.
O novo mecanismo é relativamente simples e muito usado por outras plataformas para se confirmar a titularidade de contas. Ao fazer login em um dispositivo, o usuário vê um pop-up na tela que pede para confirmar a conta com um código enviado por e-mail ou SMS.
Haverá a opção de verificar mais tarde, caso ela seja selecionada, o pop-up aparecerá novamente em um momento indeterminado. Mas, caso o usuário não confirme a conta em um determinado período de tempo, não poderá mais acessar o serviço e será orientado a criar uma nova conta.
Piloto restrito
Em um primeiro momento, esta medida pode parecer relativamente fácil de burlar, já que a maior parte das pessoas que usam contas de outras o fazem com alguém próximo, como um parente, amigo ou namorado que pode receber e enviar o código por mensagem.
Porém, a ideia da Netflix
é de barrar pelo menos uma parte dos compartilhamentos de senha e conseguir algum grau de crescimento no número de usuários pagantes. Por enquanto, os testes serão feitos com poucos usuários de países aleatórios que usam o serviço em Smart TVs
.
A medida aperta o cinto em um dos termos de serviço menos respeitados da Netflix , que é o que diz que o conteúdo da plataforma é “apenas para seu uso pessoal e não comercial e não pode ser compartilhado com pessoas fora de sua casa”.