Elon Musk
Elon Musk
Elon Musk

No último sábado (8), Elon Musk participou do ‘Saturday Night Live’ (SNL) e, entre outras coisas, revelou que possui Síndrome de Asperger , um estado do espectro autista considerado uma forma leve da condição. O CEO da  Tesla  e fundador da  SpaceX  é um dos raros exemplos de “magnata dos negócios” a participar como apresentador do programa noturno da emissora NBC.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Asperger é uma forma psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

Elon Musk e a Asperger

A principal diferença da Asperger, que Elon Musk diz possuir, para outras formas de autismo , é que essa não resulta em nenhuma forma de atraso cognitivo, comprometimento intelectual ou de fala. Por isso os primeiros sintomas costumam ser ignorados pelos pais. A maior característica da Síndrome de Asperger está na dificuldade de socialização. A condição costuma ser identificada na escola, com o desinteresse do aluno em interagir com os colegas.

Pessoas com a condição costumam ser consideradas frias, ou rudes, mas na realidade é só seu modo de reagir ou entender as ações dos outros. Outra característica é a dificuldade em entender ironia e linguagem corporal. A interpretação literal é um traço comum, o que também dificulta a interação social.

Ainda podem aparecer a falta de coordenação motora e comportamentos repetitivos em graus variados, características comuns no autismo. Assim como outras condições, as pessoas com Asperger podem não apresentar todos esses sintomas e podem ter níveis diferentes entre eles. O diagnóstico precisa ser feito com profissionais de saúde.

Elon Musk ainda disse no programa que é a primeira pessoa a participar do SLN com Asperger, ou pelo menos a primeira que admitiu ter. Isso também é comum já que, devido à variedade de sintomas, a condição pode passar despercebida. Não existe um tratamento específico ou cura, geralmente os sintomas são aliviados com terapias voltadas para reduzir a baixa capacidade de comunicação, rotinas obsessivas ou repetitivas e imperícia física.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!