Facebook apagou fotos de grupo de Papua-Nova Guiné
Unsplash/Souvik Banerjee
Facebook apagou fotos de grupo de Papua-Nova Guiné

O Facebook está sendo acusado de comportamento discriminatório e racista após excluir fotos históricas de um grupo que publica imagens de arquivo de povos originários de Papua-Nova Guiné. De acordo com os administradores do grupo, que tem mais de 55 mil membros, imagens mostrando roupas ou cerimônias tradicionais foram excluídas sob a alegação de conterem nudez.

Contudo, fotos publicadas na mesma comunidade que mostravam nudez de pessoas brancas não foram excluídas, o que motivou os administradores a pedir para que o Facebook reconsidere seus padrões de comunidade . A proposta do grupo é que os usuários postem fotos históricas e seus respectivos contextos, a fim de valorizar a história do pequeno país, que fica na Oceania.

Exemplo de imagem que foi excluída do Facebook
Reprodução
Exemplo de imagem que foi excluída do Facebook

Contudo, os usuários têm se queixado de censura por parte do Facebook, acusando a rede social de deletar algumas das fotos postadas, além de proibir alguns usuários de postar. Um dos administradores, Arthur Smedley, classificou a política da rede social como “ridícula”, após um de seus colegas, Peter Tate, ter sido banido, supostamente, por postar uma foto de um grupo de homens com o peito nu e sem cobertura na parte superior de seus corpos.

“Para mim, isso significaria para nós que seríamos proibidos de postar imagens de homens indo à praia durante o verão”, disse Smedley ao jornal britânico The Guardian . “Alguns usuários disseram que consideraram essas proibições discriminatórias e racistas, que se posicionam contra as atividades culturais tradicionais”. Para o administrador, a alegação de que a exclusão é uma espécie de censura faz sentido. “Dá para ver como racismo uma empresa americana estar discriminando esse grupo de pessoas, dizendo que essas fotos estão proibidas de nosso grupo”, declarou o rapaz.

Facebook alega erro

Em resposta, um porta-voz do Facebook disse que as fotos foram apagadas por um erro e serão paulatinamente restauradas. “As fotos deste grupo foram removidas por engano por um sistema automatizado, mas agora foram restauradas. Pedimos desculpas por esse erro”, declarou o assessor em nota enviada ao jornal.

Os padrões de comunidade do Facebook são aplicados por uma combinação de inteligência artificial baseada em algoritmos , relatórios de usuários e avaliações manuais de suas equipes. As avaliações manuais têm a função de aplicar exceções na aplicação dos padrões caso o conteúdo seja “digno de notícia, significativo ou importante para o interesse público”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!