TikTok do YouTube, Shorts é lançado no Brasil nesta segunda (7)
Lucas Soares
TikTok do YouTube, Shorts é lançado no Brasil nesta segunda (7)

O YouTube Shorts está sendo disponibilizado no Brasil a partir desta segunda-feira (7). Ainda em testes, o recurso deve ser liberado apenas para um grupo de usuários. O modelo permite a criação de vídeos no estilo TikTok .

Com o programa, dá para fazer edições rápidas em vídeos curtos, de até 60 segundos. A novidade é que, como a plataforma já possui milhares de conteúdos, é possível adicionar qualquer vídeo (desde que liberado pelo criador) ao Shorts. Para fazer isso, basta clicar no ícone “Criar” que aparece ao lado do “ Compartilhar ” ao assistir um vídeo no app.

Ao clicar em “Criar”, é possível selecionar um trecho do vídeo do YouTube para usar no Shorts. Essa, inclusive, é apontada como a principal diferença do programa para os rivais.

“Os criadores estarão no controle e poderão optar por não participar, se não quiserem que seu vídeo esteja disponível para ser remixado. Também trabalhamos com nossos parceiros musicais para garantir que os artistas e criadores tenham uma grande biblioteca de músicas para usar em seus curtas. À medida que expandimos Shorts, a biblioteca e o número de parceiros continuarão a crescer”, disse a empresa.

YouTube Shorts no Brasil

Quando um vídeo for “pego” para ser usado no Shorts, ainda vai ser possível ver seu local de origem ao assistir o vídeo editado. A ideia é que isso ajude na viralização de conteúdo na plataforma, tanto do conteúdo do Shorts quanto do YouTube padrão.

TikTok do YouTube, Shorts é lançado Brasil nesta segunda-feira
Imagem: YouTube

Até o momento, não existe um sistema de monetização no Shorts, mas o Google já está desenvolvendo formatos nesse tipo.

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“Shorts é uma nova maneira de assistir e criar no YouTube, então estamos analisando o que significa monetizar vídeos curtos e recompensar os criadores por seu conteúdo. Estamos profundamente empenhados em apoiar a próxima geração de criadores móveis com Shorts e trabalhamos ativamente em como as opções de monetização serão no futuro”, completa ainda o texto.

Inicialmente, o Shorts deve ficar disponível para cerca de um quarto dos usuários no Brasil. Nas próximas semanas, o recurso deve ser liberado para todos os usuários.


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