Produtos são descartados, revela emissora
Reprodução/ITV
Produtos são descartados, revela emissora

Uma investigação da emissora de televisão britânica ITV revelou que um depósito da Amazon na cidade de Dunfermline, na Escócia, destrói mais de 130.000 mil itens não vendidos por semana. Entre o material descartado, estão produtos muito desejados, como MacBooks , TVs , jóias, fones de ouvido, livros e máscaras PFF2 para prevenção da Covid-19 , que são mostrados em filmagens sendo levados em caixas com a marcação “destruir”.

Segundo um ex-funcionário da empresa, que preferiu não se identificar, os trabalhadores têm uma meta semanal, que é de 130 mil itens levados para descarte. A informação foi corroborada por um memorando interno, que foi acessado pela ITV , que mostrou que, em abril de 2021, nada menos do que 124 mil itens foram marcados para serem destruídos. Nesta mesma semana, outros 28 mil produtos foram destinados para doação.

“Não há nenhuma razão para desperdiçarem o que é destruído, são iPads, MacBooks, um monte de coisas. Outro dia, 20 mil máscaras de Covid-19 foram jogadas fora ainda na embalagem”, declarou o ex-funcionário. Pelo menos metade dos itens destinados à destruição ainda estavam embalados, enquanto a outra metade eram itens que foram devolvidos por clientes, mas ainda estavam em boas condições, disse o funcionário.

Cultura organizacional?

Caso 130 mil produtos destruídos por semana sejam a média, e não apenas uma semana de azar, isso significa que mais de 6 milhões de itens são destruídos por ano em apenas um armazém da Amazon . Mas essa não é uma exclusividade da unidade de Dunfermline, já que, em 2019, repórteres franceses descobriram que a Amazon destruiu mais de 3 milhões de produtos em um único ano em um armazém no país.

Em suas filmagens, a ITV flagrou uma série de caixas, marcadas com a inscrição “destruir” sendo carregadas em caminhões e levadas para centros de reciclagem e um aterro sanitário. Porém, em comunicado enviado ao portal Business Insider , o aterro em questão disse que também era um centro de reciclagem.

"Estamos trabalhando em direção a uma meta de descarte zero de produtos e nossa prioridade é revender, doar para organizações de caridade ou reciclar quaisquer produtos não vendidos. Nenhum item é enviado para aterro no Reino Unido", disse um porta-voz da empresa. "Como último recurso, enviamos itens para recuperação de energia, mas estamos trabalhando duro para reduzir o número de vezes que isso acontece", completou o representante.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!