A Microsoft está pedindo aos usuários do Windows que façam imediatamente uma atualização depois que especialistas de segurança encontraram uma vulnerabilidade no sistema operacional que possibilita o acesso de hackers ao computador.
Segundo a CNN, a falha de segurança, conhecida como PrintNightmare (pesadelo da impressão em português), afeta o serviço Windows Print Spooler, responsável pela comunicação com as impressoras.
Pesquisadores da empresa de segurança cibernética Sangfor chegaram a publicar acidentalmente um guia prático para entender a falha. No fim de maio, eles postaram tuítes com os alertas e um teste de conceito on-line por engano, mas os excluíram logo depois.
No entanto, não foram rápidos o suficiente: o material foi publicado em outros ambientes on-line, incluindo o site de desenvolvedores GitHub.
Você viu?
Segundo a Microsoft, hackers que exploram a vulnerabilidade podem instalar programas, visualizar e excluir dados ou até mesmo criar novas contas com direitos de usuário. Isso dá aos hackers comando e controle suficiente do seu PC para causar danos significativos.
A atualização está disponível para o Windows 7 e sistemas mais antigos.
As atualizações para o Windows Server 2016, Windows 10, versão 1607 e Windows Server 2012 são "esperadas em breve", disse a Microsoft.