YouTube lança Shorts
Unsplash
YouTube lança Shorts

O YouTube lançou recentemente um recurso semelhante ao TikTok: o Shorts . A novidade permite a criação de vídeos curtos e estava disponível apenas em 24 países, incluindo Brasil , que tem acesso ao recurso desde 7 de junho. Agora, mais locais terão o menu de criação e edição dos vídeos na plataforma disponíveis, já que a novidade foi liberada em mais 100 países.

Apesar de liberado em diversos locais, o YouTube Shorts ainda está em fase beta, ou seja, de testes, e nem todos os usuários possuem acesso. O formato está sendo aplicado pelo Google e, assim como os vídeos do TikTok, os Shorts do YouTube são vídeos verticais com duração de até 60 segundos. A novidade aparece na tela inicial em um carrossel e possui ferramentas para adicionar textos, legendas automáticas, efeitos e filtros.

De acordo com informações do tabloide Engadget, a nova funcionalidade compete direto com o TikTok, que recentemente também adicionou características que lembram o YouTube, como a possibilidade de agora gravar vídeos mais longos na plataforma . No Brasil, a respeito da monetização dos conteúdos, ainda não está claro como a ferramenta irá funcionar mas, segundo o YouTube, o Google está à frente do desenvolvimento do formato.

“Shorts é uma nova maneira de assistir e criar no YouTube, então estamos analisando o que significa monetizar vídeos curtos e recompensar os criadores por seu conteúdo. Estamos profundamente empenhados em apoiar a próxima geração de criadores móveis com Shorts e trabalhamos ativamente em como as opções de monetização serão no futuro”, disse a empresa em um trecho do comunicado que fez quando liberou o recurso aos brasileiros.

As redes sociais estão cada vez mais empenhadas em se atualizar e não perder espaço para as concorrentes. A chegada do TikTok com seu formato simples e fácil de usar impactou diretamente as plataformas que também faziam parte do segmento de imagens e vídeos, como o Instagram , que lançou o Reels e está sempre dando um update na ferramenta.

Nos aplicativos de chats por voz a corrida também anda acirrada. Recentemente, o Twitter, que lançou o Twitter Spaces , salas de bate-papo por voz semelhantes ao do Clubhouse , fechou uma parceria com a National Football League (NFL) para transmitir chats ao vivo com os jogadores profissionais da liga esportista. O Clubhouse também possui um acordo com a associação e com certeza pretende responder à novidade com algo semelhante ou ainda maior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!