O YouTube
lançou recentemente
um recurso semelhante ao TikTok:
o Shorts
. A novidade permite a criação de vídeos curtos e estava disponível apenas em 24 países, incluindo Brasil
, que tem acesso ao recurso desde 7 de junho. Agora, mais locais terão o menu de criação e edição dos vídeos na plataforma disponíveis, já que a novidade foi liberada em mais 100 países.
Apesar de liberado em diversos locais, o YouTube Shorts ainda está em fase beta, ou seja, de testes, e nem todos os usuários possuem acesso. O formato está sendo aplicado pelo Google e, assim como os vídeos do TikTok, os Shorts do YouTube são vídeos verticais com duração de até 60 segundos. A novidade aparece na tela inicial em um carrossel e possui ferramentas para adicionar textos, legendas automáticas, efeitos e filtros.
De acordo com informações do tabloide Engadget, a nova funcionalidade compete direto com o TikTok, que recentemente também adicionou características que lembram o YouTube, como a possibilidade de agora gravar vídeos mais longos na plataforma . No Brasil, a respeito da monetização dos conteúdos, ainda não está claro como a ferramenta irá funcionar mas, segundo o YouTube, o Google está à frente do desenvolvimento do formato.
“Shorts é uma nova maneira de assistir e criar no YouTube, então estamos analisando o que significa monetizar vídeos curtos e recompensar os criadores por seu conteúdo. Estamos profundamente empenhados em apoiar a próxima geração de criadores móveis com Shorts e trabalhamos ativamente em como as opções de monetização serão no futuro”, disse a empresa em um trecho do comunicado que fez quando liberou o recurso aos brasileiros.
As redes sociais
estão cada vez mais empenhadas em se atualizar e não perder espaço para as concorrentes. A chegada do TikTok com seu formato simples e fácil de usar impactou diretamente as plataformas que também faziam parte do segmento de imagens e vídeos, como o Instagram
, que lançou o Reels
e está sempre dando um update na ferramenta.
Nos aplicativos de chats por voz a corrida também anda acirrada. Recentemente, o Twitter, que lançou o Twitter Spaces , salas de bate-papo por voz semelhantes ao do Clubhouse , fechou uma parceria com a National Football League (NFL) para transmitir chats ao vivo com os jogadores profissionais da liga esportista. O Clubhouse também possui um acordo com a associação e com certeza pretende responder à novidade com algo semelhante ou ainda maior.