O Twitter está expandindo seus meios de monetização e, após adicionar um sistema de doações e de venda de ingressos para o Espaços , agora está testando um modo de compras dentro do aplicativo. O formato é semelhante ao que já foi visto em redes sociais como o Instagram, em que um produto mostrado na plataforma pode ser adquirido sem precisar ir para um site externo.
De acordo com o Twitter, desde o dia 28 de junho o Módulo Loja está sendo testado por algumas marcadas selecionadas no app para iOS e Android. A demanda para esse tipo de formato já é antiga na rede social, que está trabalhando nos últimos meses para depender cada vez menos de plataformas externas.
Apesar de o Instagram parecer o lugar mais óbvio para se exibir produtos para venda, o Twitter é um ambiente onde muitos consumidores pesquisam sobre produtos antes de comprarem para verem a opinião de outros usuários. Isso pode ajudar para que as vendas ocorram dentro da rede social.
Compras no Twitter
"Com este piloto, vamos explorar como nosso público engajado, ágil e tagarela reage a produtos que são emocionalmente carregados – como uma nova camisa de seu time esportivo favorito – ou que fornecem um impacto duradouro – como um novo skincare", destaca Bruce Falck, chefe de finanças do Twitter.
Como o Módulo Loja ainda está em testes, o Twitter não está cobrando comissão em cima das compras feitas na rede social. No entanto, caso o experimento seja bem-sucedido e o sistema seja lançado oficialmente, isso pode mudar.
Quem também deve se beneficiar com isso são os pequenos comerciantes, que muitas vezes viralizam na rede social com um tweet e, caso isso seja lançado oficialmente, vão poder vender seus itens dentro da plataforma. Não há uma previsão para quando os testes do modo de compras vão terminar no Twitter.