O Twitter
está adicionando uma série de novos recursos para aumentar as possibilidades de monetização
para criadores de conteúdo na plataforma. Entre as ferramentas está o Super Follows
e o Ticket Spaces
.
A empresa disse que vai começar a testar os recursos nos próximos dias. Ambas as funções vão aparecer na seção “monetização”. A companhia afirma que aceitará um grupo inicial de testadores antes de disponibilizar os recursos de forma mais ampla.
O Super Follows vai estar liberado inicialmente apenas para ser testado no iOS . O sistema foi criado após o Twitter perceber que muitos criados estavam usando ferramentas externas para arrecadarem dinheiro. O novo modelo funciona de forma semelhante ao Patreon , em que os usuários podem pagar um valor mensal para terem acesso a conteúdos exclusivos.
Twitter e a monetização
A ideia é que isso seja usado para interações exclusivas, como sessões de perguntas e respostas fechadas para assinantes, além de outros tipos de interações. Para participar é necessário ter mais de 18 anos. Por enquanto, isso deve estar disponível apenas nos Estados Unidos.
Já o Ticket Spaces permite a venda de ingressos no Espaços para a participação em salas de áudios exclusivas . O recurso também torna o modo mais competitivo com o Clubhouse , que começou a fazer experiências com pagamentos, mas ainda não tem um recurso de emissão de bilhetes.
O Twitter
também explicou como vai ficar a divisão com os criadores do valor arrecadado com a monetização. A empresa diz que terá um corte de 3% nos primeiros US$ 50 mil em receita com a comissão disparando para 20% após os US$ 50 mil iniciais. A quantia é a maior do que a praticada pelo Facebook
, por exemplo, que anunciou que não irá cobrar dos criados durante os primeiros anos
. Além disso, também há os descontos da Play Store e da App Store. Além dos modelos de monetização, o
Twitter
também lançou recentemente o Twitter Blue
, versão paga da plataforma que oferece recurso exclusivos para os usuários.