Site da prefeitura de Fama (MG) mostra Bolsonaro como vice-prefeito
Reprodução
Site da prefeitura de Fama (MG) mostra Bolsonaro como vice-prefeito

O site da prefeitura de Fama, uma cidade do interior de Minas Gerais, foi aparentemente invadido e passou por um ataque conhecido como defacement , no qual o invasor alterou o nome do vice-prefeito para Jair Bolsonaro e o do prefeito para Hacker Sincero.

Evidentemente, trata-se de uma piada muito mais do que um ataque propriamente dito. Jair Bolsonaro (Sem Partido), o atual presidente da República, é mencionado na página com foto e a legenda dizendo que ele foi "rebaixado" ao cargo de vice-prefeito da cidade com população aproximada de 2,5 mil habitantes segundo censo de 2010.

"Bolsonaro fez muita merda e foi rebaixado para vice prefeito desta cidadezinha para aprender tudo direito antes de virar presidente", diz o site.

O defacement é um tipo de ataque cibernético que pode trazer consequências graves: basicamente, um invasor toma controle da base de dados de um site, podendo alterar o conteúdo de suas páginas para o que bem entender – entretanto, ele não pode construir novos conteúdos nem alterar a estrutura da página, apenas alterar o que já existe lá.

Normalmente, o defacement tem como alvo primário páginas de governos ou entidades religiosas. No passado, já foi usado por hacktivistas que denunciavam ações potencialmente danosas de entidades atacadas, e dois casos relativamente famosos vêm à memória: em 2018, o site da Suprema Corte indiana foi invadido por hackers brasileiros do grupo HighTech Brazil Hackteam, e no mesmo ano, o serviço público de saúde de Londres – o NHS – também foi invadido pelo hacker ou grupo hacker AnoaGhost.

Neste caso específico, não parece haver uma grande intenção por trás da invasão, que se limitou a publicar um meme como prefeito, listando também um e-mail e o que parece ser um código relacionado a uma carteira de bitcoin, a criptomoeda mais popular da atualidade. Nós enviamos uma mensagem ao endereço listado, mas até o momento, não tivemos resposta.

Também procuramos – por telefone, e-mail e redes sociais – a prefeitura da cidade. O telefone retorna como “não existente”, enquanto e-mail e redes sociais ainda não trouxeram posicionamento oficial.

Apenas para desencargo: não, Jair Bolsonaro não foi “rebaixado” à prefeitura de Fama/MG. Ele continua atuando como presidente da República. Oficialmente, o prefeito de Fama ainda é Osmair Leal dos Reis (PTB).

Nota: a matéria acima veio por uma dica enviada à nossa equipe pelo leitor Rafael Boim, que nos enviou uma mensagem pelo Facebook. Obrigado pela informação, Rafael!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!