Hackers invadem smartphones
Unsplash/Mika Baumeister
Hackers invadem smartphones

Um novo vírus chamado Vultur consegue se instalar em smartphones, gravar a tela e roubar os dados que são digitados no teclado. O malware pode roubar senhas de aplicativos bancários e outros dados sensíveis e, de acordo com relatório da empresa de segurança Threat Fabric, divulgado na quinta-feira (29), já infectou entre 5 mil e 8 mil celulares.

Inicialmente, o vírus, que fica escondido em aplicativos maliciosos, foi desenvolvido para roubar dados bancários em países europeus. Depois, ele passou a acessar também serviços de pagamentos digitais, carteiras de criptomoedas, mensageiros e redes sociais.

Sem que o usuário perceba, o Vultur ativa o sistema de captura de tela e envia todas as informações a um cibercriminoso. Esse acompanhamento humano serve para que o hacker vá extraindo as informações relevantes, como senhas, conforme a vítima usa o smartphone.

De acordo com o relatório, o vírus se instala diretamente pela Google Play Store, ou seja, vem "embutido" em aplicativos falsos. "Pela primeira vez estamos diante de um trojan bancário para Android que usa gravação de tela e keyloggin como estratégia principal para coletar dados de login de forma automatizada e escalonável", diz o documento.

Para se previnir de golpes como esse, é importante tee um antivírus instalado e atualizado no celular. Confira aqui algumas opções gratuitas .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!