A novidade é que o TikTok está investindo em realidade aumentada. Recentemente, a empresa lançou um novo conjunto de ferramentas chamado TikTok Effect Studio e ainda está em teste beta privado. Sendo assim, será permitido que sua própria comunidade de desenvolvedores crie efeitos de realidade aumentada para o aplicativo.
O Facebook e o Snapchat avançaram mais um passo na tecnologia e oferecem uma série de recursos que permitem aos desenvolvedores criar experiências e recursos de realidade aumentada. O objetivo é impactar os usuários e usabilidade nos aplicativos.
Através de um novo site intitulado Effect House, o TikTok pede aos desenvolvedores interessados que se inscrevam para ter acesso ao recurso. No formulário, as pessoas devem preencher alguns dados como nome, e-mail e nível de experiência em construção para realidade aumentada.
Além disso, o site também pede se os candidatos estão usando um Mac ou PC e se eles testariam o Effect House para trabalho ou para uso pessoal. A previsão é que o site com realidade aumentada seja lançada em agosto, já que caracterizou a novidade como um "experimento".
"Estamos sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à nossa comunidade e enriquecer a experiência do TikTok", explicou um porta-voz da TikTok e complementou que estão "experimentando maneiras de dar aos criadores ferramentas adicionais para dar vida às suas ideias criativas para a comunidade TikTok".
O lançamento da realidade aumentada tornaria o TikTok mais competitivo e também com mais rivais no mercado. Isso porque as comunidades criativas podem aumentar os conjuntos de recursos de seus aplicativos com novas experiências.
Porém, o novo TikTok Effect Studio não foi feito para ser usado com aplicativos de terceiros, e sim, focado em construir experiências de realidade aumentada com efeitos criativos. A empresa não compartilhou detalhes específicos sobre as ferramentas exatas que podem ser incluídas.