A câmera do Facebook para criar histórias semelhantes às publicadas no Snapchat ganhou um novo recurso. Além dos filtros e efeitos já disponíveis há algum tempo, os usuários que acessam a rede social por meio de dispositivos iOS podem aproveitar a função para publicarem novos GIFs – as imagens exibidas como animações que duram alguns segundos e costumam circular nas redes sociais.

Leia também: Conheça o Seeing AI, aplicativo que descreve ambientes para deficientes visuais

Segundo o site "The Next Web", que divulgou a novidade nesta sexta-feira (14), depois de criar um GIF com a câmera do Facebook , é possível criar uma história que ficará disponível por 24 horas, publicar de forma definitiva em seu perfil ou salvar na memória do celular. Disponível apenas para alguns usuários de iPhone, o recurso deve ser liberado de forma gradual nos próximos dias.

Usuários de iOS poderão usar câmera do Facebook para criar GIFs; recurso ainda não foi liberado para Android
Reprodução
Usuários de iOS poderão usar câmera do Facebook para criar GIFs; recurso ainda não foi liberado para Android

Leia também: YouTube: Gangam Style perde posto de vídeo mais assistido após cinco anos

A rede social não anunciou o recurso de forma oficial, mas parece ser questão de tempo para a opção ser disponibilizada para aparelhos Android. Para usar o recurso, os usuários deverão tocar sobre o ícone "Sua história", exibido no topo do aplicativo. Se o recurso já estiver disponível para o seu aparelho, o aplicativo deverá exibir as opções "Normal" e "GIF" no topo da tela. Em seguida, basta escolher a segunda opção e criar sua imagem animada.

De acordo com o site "The Verge", apesar da plataforma permitir o armazenamento na memória do celular, o GIF é salvo no formato de vídeo e impede que o usuário aproveite o resultado em outras redes sociais. Além disso, a câmera do Facebook não oferece uma opção de compartilhamento para outros locais, indicando que a rede social de Mark Zuckerberg quer ser a principal fonte para publicar as imagens animadas.

Leia também: Vida longa e próspera: cientistas se inspiram em Tricorder da série Star Trek

Esta é apenas mais uma fase do projeto do Facebook em direção aos arquivos GIF. Há algumas semanas, a rede social passou a permitir que os usuários publiquem imagens neste formato dentro de comentários. O anúncio foi realizado no aniversário de 30 anos do formato e também trouxe novidades para o Messenger. Na ocasião, a empresa afirmou que em um ano, mais de 13 bilhões de GIFs foram enviados pelo app.

Confira a tela onde será possível criar um GIF pelo Facebook: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!