Pensando em oferecer mais autonomia para deficientes visuais que possuem um smartphone, a Microsoft disponibilizou o Seeing AI, um aplicativo que consegue descrever situações ao redor do usuário e ler textos em embalagens e placas, por exemplo, com a ajuda da câmera do aparelho. O programa usa um sistema de visão computacional e consegue até mesmo dizer como uma pessoa está se sentido a partir de sua expressão facial.
Leia também: Nova cópia? Facebook investe em clone de aplicativo de chats em vídeo
O aplicativo oferece diversas vantagens para usuários com deficiência total ou parcial. Entre elas, a possibilidade de identificar produtos domésticos por meio do código de barras e o valor de cédulas do dólar norte-americano. "Como as notas de dólar têm o mesmo tamanho e cor independente do valor, saber a diferença pode ser difícil ou até mesmo impossível para os deficientes visuais", destaca o site "The Verge".
Leia também: Instagram terá regras rígidas para influenciadores que sacaneiam a plataforma
O Seeing AI também pode ser integrado com apps para descrever imagens na galeria de fotos, no Twitter e no WhatsApp, por exemplo. Um protótipo do app, que agora pode ser baixado em dispositivos iOS nos Estados Unidos, foi apresentado em março do ano passado em uma conferência da Microsoft . Ainda não há previsão de lançamento para outros sistemas operacionais ou países.
As funções básicas do Seeing AI são armazenadas diretamente no dispositivo e não utilizam a internet. Assim, é possível usar o app mesmo em locais com conexões instáveis. Recursos como a descrição de uma cena completa, no entanto, ainda estão em fase de testes e utilizam uma conexão na nuvem.
Em entrevista ao "Verge", Saqib Shaikh, líder do projeto na Microsoft, disse que durante os testes, a leitura de placas e documentos foram os recursos mais utilizados. O executivo também destacou que, ao contrário dos programas convencionais, o Seeing AI vai além das funções básicas. O app também faz orientações ao usuário, recomendando a movimentação da câmera para enquadrar o que será lido, por exemplo.
Leia também: Vá além de pesquisar o próprio nome: confira o que o Google sabe sobre você
"Uma das coisas que pensamos em fazer é o reconhecimento facial diretamente no dispositivo e fizemos de forma que, em alguns milissegundos, você consiga ouvir o resultado. É tudo sobre velocidade e tentamos fazer o máximo que conseguimos no dispositivo", destacou Shaikh sobre as vantagens oferecidas pelo Seeing AI, aplicativo da Microsoft.
Confira como o aplicativo Seeing AI funciona: