Após se "inspirar" no Snapchat para desenvolver uma série de recursos para seus aplicativos, o Facebook parece ter mudado de foco e concentrado suas atenções em outra plataforma. De acordo com "The Verge", a empresa de Mark Zuckerberg estaria de olho no Houseparty, aplicativo de chat em vídeo que está se tornando popular nos Estados Unidos, e já desenvolveu sua própria versão. Conhecido como Bonfire , o novo app já estaria sendo testado pelos funcionários da companhia.
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A estratégia do Facebook se torna pública dois anos depois da Life On Air, desenvolvedora do aplicativo, se concentrar em serviços de chat em vídeo. Ainda de acordo com "The Verge", o fundador da empresa, Ben Rubin, percebeu que a maioria dos usuários já haviam feito transmissões de vídeo, mas não tinham isso como um hábito. A principal diferença do Houseparty é o envio de notificação sempre que um usuário entra na plataforma.
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O serviço convida aqueles que estão online a iniciarem uma nova conversa em vídeo. Ainda que seja uma rede social nova, o Houseparty tem um público considerável. Em novembro do ano passado, cerca de 1,2 milhão de pessoas estavam registradas gastando mais de 20 milhões de minutos por dia no serviço. Os adolescentes respondem pela maior parcela dos usuários do app.
Para a empresa de Zuckerberg, "poucas ameaças da concorrência são tão preocupantes quanto uma nova rede social crescendo entre os adolescentes", lembra "The Verge". Por este motivo, a empresa tentou comprar o Snapchat e, quando teve sua proposta recusada, investiu em cópias da plataforma para seus serviços. Atualmente, o Houseparty está entre os 200 aplicativos mais populares da App Store, atraindo a atenção de outras empresas.
De acordo com fontes ligadas ao projeto, o Bonfire se trata de uma cópia idêntica do Houseparty, o que deve criar um desafio a ser superado pela Life On Air nos próximos meses, já que alguns recursos inspirados no Snapchat foram muito bem recebidos pelo público. Um dos exemplos é o Instagram Stories, que mantém as publicações visíveis por apenas 24 horas.
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Por outro lado, outras apostas do Facebook não se tornaram tão populares, como os aplicativos Slingshot e Bolt, que aproveitaram a febre do Snapchat, mas que foram descontinuadas pouco depois de serem desenvolvidas. Além disso, funções semelhantes ao Instagram Stories, como os apresentados para usuários do Facebook e do WhatsApp tiveram recepção abaixo do esperado depois de alguns meses de lançamento.