Tamanho do texto

Novas versões do relógio inteligente Gear S2 Classic e um Blu-Ray 4K estão entre as novidades da empresa na CES 2016

Galaxy TabPro S é o tablet profissional da Samsung de 12 polegadas que roda Windows
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Galaxy TabPro S é o tablet profissional da Samsung de 12 polegadas que roda Windows

Enganou-se quem achou que o lançamento do iPad Pro ia passar batido na Coreia do Sul. O polêmico produto da Apple já ganhou um concorrente de peso. Trata-se do Galaxy TabPro S, um tablet 2 em 1 de 12 polegadas que roda Windows 10, e que além de vir acompanhado de uma caneta stylus, possui também um teclado incluso. Ainda sem preço definido, o novo dispositivo móvel deve chegar aos mercados em fevereiro.

O recém-lançado relógio inteligente da Samsung, o Gear S2, também foi destaque na apresentação da sul-coreana na CES 2016. Além de duas novas versões para o modelo Classic, uma de platina e outra de ouro rosa 18 quilates, a empresa anunciou que até o final do ano o vestível que roda Tizen, sistema próprio da Samsung, será compatível também com o iOS, o sistema operacional de iPhones.

O Family Hub Refrigerator é uma geladeira com uma tela sensível ao toque e com um sistema que ajuda no controle da casa
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
O Family Hub Refrigerator é uma geladeira com uma tela sensível ao toque e com um sistema que ajuda no controle da casa

Internet das Coisas em foco

Comprometida com a promessa que o CEO B.K. Yon fez na CES 2015, de que até 2020 todos os produtos da Samsung seriam conectados e conectáveis, a empresa anunciou um refrigerador que vai além do básico, funcionando como uma central de controle da casa e também de entretenimento. Basicamente, o Family Hub é uma geladeira que possui uma tela sensível ao toque de 21,5 polegadas em uma de suas portas, a qual reúne informações não apenas da geladeira, mas de outros aparelhos da casa como a máquina de lavar e ar-condicionado, por exemplo.

Além disso, o aparelho conta com câmeras fotográficas que capturam o interior da geladeira. A cada fechar de porta, o equipamento tira uma foto e envia para o dono para que este saiba no supermercado, por exemplo, que itens estão faltando. Também no display é possível escolher a música que vai tocar no sistema de som da casa, atualizar o calendário da família e até trocar as fotos em destaque da galeria. Além disso, todo o sistema pode ser acessado do smartphone, uma vez que o refrigerador é conectado. E, graças a uma parceria com a Mastercard, será possível fazer até compras por meio desse sistema conectado à geladeira.

Ainda falando em casa, a Samsung anunciou seu reprodutor de Blu-Ray 4K e um dispositivo do tamanho de um Chromecast chamado SmartThing, uma espécie de adaptador USB que transforma qualquer aparelho em um dispositivo conectado.

A linha de TVs 4K da Samsung, chamadas de UHD, também foram atualizadas. Além de uma melhoria na tecnologia conhecida por ponto quântico, as novas televisões da Samsung virão com High Dynamic Range (HDR) e com uma versão atualizada do seu sistema operacional, o Tizen. A interface melhorada do SmartHub, a central de recursos, é uma das novidades, ao lado do controle remoto que reconhece outros aparelhos além da TV, como o conversor da TV por assinatura, o console do jogo, o equipamento para streaming de conteúdo e até mesmo o sistema de home theater do usuário.

Por fim, vale mencionar que a Samsung não esqueceu da realidade virtual. O Project Beyond é uma câmera para fazer conteúdo 360º e deve chamar a atenção na feira.

*A jornalista viajou a convite da Samsung para a CES 2016.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.