
As vendas globais de smartphones devem apresentar o menor crescimento percentual da história em 2016, de acordo com a empresa de pesquisas Gartner. O setor deverá ter crescimento de um dígito pela primeira vez. Enquanto isso, as vendas de computadores pessoais devem cair.
A Gartner disse na quinta-feira (31) que as vendas de smartphones devem crescer 7%, representando 1,5 bilhão de unidades comercializadas em 2016, devido a vendas estáveis em mercados como China e América do Norte.
"A era de crescimento de dois dígitos para o mercado global de smartphones chegou ao fim", disse o diretor de pesquisa Ranjit Atwal no relatório "Devices Forecast", da Gartner.
Segundo a empresa, as vendas globais de computadores devem cair 1,5% se comparadas a 2015, antes de voltarem a crescer em 2017.
No mercado nacional, especificamente, a situação é parecida. De acordo com projeções da IDC Brasil, 2016 deve registrar queda de 37% nas vendas de computadores pessoais. Com o fim da Lei do Bem, que previa isenção de um carga tributária de 9,25% para aparelhos produzidos no Brasil, o mercado de smartphones deve ter retração em 2016. Segundo a IDC, o setor deverá fechar o ano com queda de 13%.
* Com informações da Reuters.