Uma mensagem compartilhada por cibercriminosos no WhatsApp está sendo usada para enganar os usuários. O golpe consiste em oferecer a opção falsa de mudar a cor da interface do aplicativo para induzir os usuários a compartilhar as mensagens e baixar aplicativos de interesse dos responsáveis pelo golpe. De acordo estimativas da PSafe, empresa de segurança e performance para dispositivos móveis, mais de um milhão de usuários já foram afetados com a fraude.

+ WhatsApp libera pesquisa de GIFs dentro de conversas no Android

Segundo a PSafe, a mensagem apresenta um link que supostamente ofereceria mais informações sobre o recurso. No entanto, ao entrar na página, o usuário é informado sobre a necessidade de uma "verificação", que solicita o compartilhamento do link malicioso com dez amigos ou com cinco grupos diferentes para ativar a nova função do WhatsApp .

Cibercriminosos responsáveis por golpe no WhatsApp querem que usuários instalem aplicativos em seus aparelhos
Reprodução
Cibercriminosos responsáveis por golpe no WhatsApp querem que usuários instalem aplicativos em seus aparelhos

+ Os celulares nos quais o WhatsApp não funcionará mais neste ano

A partir disso, o usuário é direcionado para uma página que induz a instalação de outros aplicativos que, não necessariamente, contêm vírus. A ideia dos cibercriminosos, na verdade, é ganhar dinheiro com a instalação de cada programa. Assim, em vez de ter acesso à falsa função, os usuários apenas divulgam o golpe para que mais pessoas instalem os aplicativos que o hacker deseja.

Como se proteger

Antes de clicar em links que prometem novas funções no aplicativo, verifique se houve alguma divulgação em sites confiáveis ou em canais oficiais do aplicativo. Se não encontrar nada sobre o assunto, desconfie. Além disso, evite compartilhar dados pessoais ou enviar links desconhecidos para outras pessoas antes dessa verificação.

Lembre-se que, quando um recurso oficial é lançado, a atualização é disponibilizada em lojas de aplicativos como Play Store e App Store, sem a necessidade de compartilhar informações pessoais ou enviar mensagens com outras pessoas.

+ Entenda por que o WhatsApp é centro de polêmicas após alterar termos de uso

Outra dica importante para se manter seguro no WhatsApp é utilizar apenas redes protegidas com senha que ofereçam algum tipo de criptografia. As redes públicas, ou seja, aquelas disponíveis para qualquer pessoa, são mais arriscadas porque permitem que cibercriminosos acessem o dispositivo facilmente. Por fim, o uso de um bom antivírus no celular, pode colocar mais uma barreira para garantir a privacidade dos seus arquivos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!